Pequeno Lebrel Italiano

Nome da Raça

Pequeno Lebrel Italiano

Porte

pequeno

Peso

máximo 5 kg

Altura na Cernelha

aproximadamente de 32 a 38 cm

Nível de atividade

média

Temperamento

amigável, calmo, obediente, vivaz, carinhoso, dócil, reservado

Adestrabilidade

difícil

Introdução

Origem

O Pequeno Lebrel Italiano, também conhecido por Greyhound Italiano, descende dos lebréis ou galgos, cães originalmente criados para a caça devido sua visão e velocidade. Diz-se que seus ancestrais já existiam no antigo Egito, na corte dos Faraós. Mas a raça chegou à Itália, país de origem, no início do século V a.C, após passar pela Grécia, onde numerosas representações em vasos e tigelas confirmam isto. 

Para não confundir o Pequeno Lebrel Italiano com o Whippet, um lebrel de tamanho reduzido, os criadores decidiram reduzir seu tamanho até o tamanho conhecido hoje em dia. 

Trata-se do menor representante da família de galgos, e seu maior desenvolvimento ocorreu durante a época do Renascimento na corte dos nobres, que se encantaram por seu refinamento e elegância, principalmente os italianos. 

Além dos nomes Pequeno Lebrel Italiano e Greyhound Italiano, também pode ser chamado de Galgo Italiano, Galguinho Italiano ou simplesmente Galguinho. 

A raça foi aceita definitivamente pela Federation Cynologique Internationale (FCI) em 1956. 

Nome original

Piccolo Levriero Italiano

País de origem

Itália

Características gerais

Aspectos raciais

O Galguinho Italiano é um cão esguio e elegante, com um tronco ligeiramente quadrangular. Sua cabeça é alongada e estreita, com focinho cônico e trufa de cor escura e narinas bem abertas. Os olhos são grandes, arredondados, escuros e muito expressivos. As orelhas são pequenas, dobradas sobre si mesmas.

O tronco é de comprimento igual ou ligeiramente menor que a altura da cernelha. Segue em direção ao lombo, suavemente arqueado e à garupa, bem inclinada, larga e musculosa. A cauda é inserida baixa, fina, afinando ainda mais à medida que se aproxima da ponta.

A pele é fina e é coberta por um pelo curto, fino, sedoso e brilhante. Deve apresentar uma única cor uniforme (preto, cinza ou bege). Branco é tolerado somente nas patas e no peito.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Pequeno Lebrel Italiano é um cão amigável, calmo, obediente, vivaz, carinhoso e dócil, mas é bem reservado com estranhos. É considerado um cão sensível, e por esse motivo demanda bastante atenção, não é recomendado para crianças pequenas e não deve ser deixado por períodos muito longos sozinho. 

Não é um cão de fácil treinamento, sendo necessária persistência e firmeza para impor limites. Recomenda-se iniciar a socialização com outros animais o mais cedo possível para evitar timidez extrema.

Por estar propenso à formação de tártaro, indica-se escovação dos dentes de pelo menos uma ou duas vezes por semana, com paste de dentes específica para cães.

Sensibilidade a fármacos

São sensíveis à anestesia

  • Recomenda-se anestesiar cães dessa raça com anestesia inalatória, é mais segura

Predisposição à doenças

Endócrinas

Síndrome autoimune múltipla

  • Assemelha-se à síndrome poliendócrina autoimune tipo 2 (APS-2) em humanos
  • Afeta o tecido glandular, de órgãos como adrenal, tireoide, pâncreas, gônadas e pele
  • As fêmeas são as mais diagnosticadas
  • Ocorre na meia idade

Fisiológicas

Níveis de Alanina aminotransferase (ALT)

  • São maiores no Pequeno Lebrel Italiano se comparado com as demais raças

Gastrointestinais

Tártaro

Hipoplasia do esmalte do dente

  • O esmalte fica fino e áspero, com manchas acastanhadas
  • Prevalência familiar de 14%

Neoplásicas

Hemangiossarcoma cutâneo

Oftálmicas

Catarata

Sinérese vítria

  • Pode resultar em deslocamento vítreo anterior e glaucoma
  • Pode predispor à descolamento de retina

Referências bibliográficas

Gough, A., Thomas, A., O'neill, Dan. Breed predispositions to disease in dogs and cats. John Wiley & Sons. 2018; 116.

Ficha do Pequeno Lebrel Italiano. Cachorrogato – Tudo sobre cachorros e gatos. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/pequeno-lebrel-italiano-galgo/>

Galgo Italiano. Purina. Disponível em: < https://www.purina.es/perro/razas-de-perro/tipos-de-razas-de-perro/galgo-italiano>

Galguinho Italiano. Royal Canin. Disponível em: <https://www.royalcanin.pt/perro/galguinho-italiano>

O Pqueno Lebrel Italiano. Canil do Reino – Italian Greyhounds. Disponível em: < http://www.inf.ufpr.br/elias/canildoreino/infoPort.html>

Padrão Oficial da Raça Pequeno Lebrel Italiano. Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), dezembro, 2015. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_210.pdf

Piccolo Levriero Italiano. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: < http://www.fci.be/en/nomenclature/ITALIAN-GREYHOUND-200.html>

Imagem: http://www.inf.ufpr.br/elias/canildoreino/hounds.html