Perdigueiro Português

Nome da Raça

Perdigueiro Português

Porte

médio

Peso

Fêmeas: 16 – 22 kg. Machos: 20 – 27 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: aproximadamente 52 cm. Machos: aproximadamente 56 cm

Nível de atividade

alta

Temperamento

carinhoso, obediente, sociável, meigo

Adestrabilidade

alta

Introdução

Origem

O cão Perdigueiro Português, ou somente Perdigueiro, tem origem na Península Ibérica e descende do antigo Perdigueiro Peninsular, ancestral comum de outros cães de aponte. Em sua evolução este cão adaptou-se ao clima, ao terreno, à caça, além disso, passou por seleção sociocultural imposta pelos portugueses ao desejarem uma raça excelente para caçar. 

Há relatos de sua existência em Portugal desde o século XII, e sua habilidade para caça já era apreciada no século XIV, época em que era conhecido como “Podengo de Mostra”. Inicialmente foi criado pela nobreza e realeza e era utilizado na falcoaria, mas por volta do século XVI os plebeus já aproveitavam a velocidade, força e olfato aguçado do então nomeado “Perdigueiro”. 

A raça até hoje mantém suas características físicas: mesma cabeça quadrada, stop marcado, orelhas triangulares e aparência marcada.

O livro de pedigree foi estabelecido em 1932 e, em 1938, o padrão da raça foi criado. Somente em 1955 foi aceito pela Federation Cynologique Internacionale (FCI).

Nome original

Perdigueiro Português

País de origem

Portugal

Características gerais

Aspectos raciais

É um cão de tamanho médio, retilíneo, forte e com construção harmônica, apresentando elegante silhueta visto de perfil.

A cabeça é quadrada, quando vista de frente, e é revestida por pele flácida, fina e sem rugas. O stop bem definido. O focinho é retilíneo, adequadamente lardo em toda sua extensão, e apresenta trufa preta, com narinas bem desenvolvidas, úmidas e abertas.

Os olhos são grandes (não excessivamente), ovalados, de cor mais escura que a pelagem. As orelhas são inseridas altas, pendentes, triangulares, finas e macias.

O pescoço não é muito grosso e apresenta curta barbela na garganta. Desce até o peito que, por sua vez, é largo e profundo, com boa amplitude torácica.

A cauda é de comprimento médio, não podendo passar o jarrete. É grossa na base, afinando gradualmente à medida que se aproxima de sua extremidade. 

O pelo é curto, forte, duro e denso, cobrindo uniformemente o corpo. É mais fino e curto na cabeça, principalmente nas orelhas. Não tem subpelo. A cor da pelagem pode ser amarela nas tonalidades clara, média e escura, sólida ou com marcas brancas na cabeça, pescoço, peito e nas extremidades inferiores dos membros, embaixo dos cotovelos e dos jarretes e na extremidade da cauda, quando não cortada.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Perdigueiro Português é um cão extremamente meigo, afetuoso, carinhoso, rústico, resistente e de uma grande devoção. É fiel ao sono, calmo e bastante sociável, sendo muito bom para crianças. Sua curiosidade natural, persistência e vivacidade caracterizam um cão bastante energético e com necessidades de atividades físicas diárias. 

Apesar de não ter muitos cuidados específicos, é importante escová-lo com frequência para evitar problemas de pele e retirar pelos mortos.

Predisposição à doenças

Musculoesqueléticas

Displasia coxofemoral

Osteopatia neurotrópica

Referências bibliográficas

Ficha do Perdigueiro Português. Cachorrogato – Tudo sobre cachorros e gatos. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/perdigueiro-portugues/>

Padrão Oficial da Raça Perdigueiro Português. Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), março, 2009. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_153.pdf>

Perdigueiro Português. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: <http://www.fci.be/en/nomenclature/PORTUGUESE-POINTING-DOG-187.html>

Perdigueiro Português. Royal Canin. Disponível em: < https://www.royalcanin.pt/perro/perdigueiro-portugues>

Portuguese Pointer. The American Kennel Club (AKC). Disponível em: < http://www.akc.org/dog-breeds/portuguese-pointer/>

Imagem: https://www.royalcanin.pt/perro/perdigueiro-portugues