Pequeno Gascão de Saintongeois

Nome da Raça

Pequeno Gascão de Saintongeois

Porte

Grande

Peso

Fêmeas: 31-36 kg / Machos: 31-36 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 62-68 cm / Machos: 65-72 cm

Nível de atividade

Moderada

Temperamento

Calmo, audacioso, afetuoso

Adestrabilidade

Moderada

Introdução

Origem

Em meados do século 20, alguns caçadores do Sudoeste selecionaram os menores filhotes de suas ninhadas de Grande Gascão de Saintongeois e fixaram esta variedade destinada, em sua origem, principalmente, à caça de lebre. 

O Pequeno Gascão de Saintongeois era um cão polivalente utilizado para a caça a tiro. Sua origem o faz um especialista em lebres, mas também é muito bom para a caças grandes.

Nome original

Gascon Saintongeois

País de origem

França

Características gerais

Aspectos raciais

O Pequeno Gascão de Saintongeois é um cão de tamanho médio, bem proporcionado, elegante. Sua cabeça possui linhas divergentes entre o crânio e o focinho. 

Na região facial, a rufa é preta; bem desenvolvida; narinas bem abertas. Os lábios cobrem a mandíbula com comissuras discretas. As bordas dos lábios são de cor preta. O focinho é forte; ligeiramente arqueado.

Os maxilares e dentes são articulados em tesoura. Incisivos implantados em ângulo reto com relação aos maxilares. As orelhas são finas, dobradas, elas devem atingir no mínimo a extremidade da trufa. Inseridas abaixo da linha dos olhos e bastante para trás, colocando o crânio em evidência. 

O pescoço é de tamanho e diâmetro médios. Ligeiramente arqueado, pouca barbela. O tronco tem a linha superior bem sustentada, sem excesso de comprimento. A cauda é fortemente inserida, bem afinada em sua extremidade, atingindo a ponta do jarrete. Elegantemente portada em sabre. 

Os membros anteriores vistos em conjunto são poderosos. As patas são de forma oval, pouco alongadas; dedos secos e juntos. Almofadas plantares e unhas pretas. Os membros posteriores vistos em conjunto são bem proporcionados. As coxas são longas e bem musculosas. A marcha da raça é regular e fácil. 

A pele é flexível e não espessa, branca com manchas pretas. Seu pelo é curto e fechado. A cor mais comum da raça é com fundo branco e manchas pretas, algumas vezes mosqueado, mas sem excesso. Duas manchas pretas são geralmente localizadas em cada lado da cabeça, cobrindo as orelhas, ao redor dos olhos e terminando nas bochechas. As bochechas são de cor fogo, de preferência pálido. Duas marcas fogo localizadas acima da arcada superciliar dão a impressão de “quatro olhos”.

Encontramos também manchas fogo na face interna das orelhas e manchas como as das trutas ao longo dos membros. Alguns pelos fulvos podem aparecer na parte superior das orelhas sem, portanto, dar à cabeça um aspecto tricolor. Às vezes, observamos abaixo das coxas uma típica mancha de folha morta chamada “marca de cabra”.

Pelo

Curto

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Cão obediente por excelência, de bom faro, audacioso, dotado de um latido sonoro. Cão de matilha por instinto. Calmo, afetuoso, que obedece facilmente às ordens.

Não foram encontrados em literatura os cuidados específicos para esta raça em questão, portanto, deve-se realizar o cuidado básico. Corte as unhas conforme o necessário, geralmente uma vez por mês. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde geral. Verifique as orelhas semanalmente a procura de sujeira, vermelhidão ou um mau cheiro, o que pode indicar uma infecção. Dê banhos e escove o pelo conforme o necessário. 

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Não foram encontrados em literatura relatos de predisposição à doenças específicas relacionados à raça em questão.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Grande Gascão de Saintongeois. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Gascon Saintongeois. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/GasconSaintongeois. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Gascon Saintongeois. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/gasconsaintongeois. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: https://static.wamiz.fr/images/animaux/chiens/large/petit_saintongeois.jpg