Podengo Canário

Nome da Raça

Podengo Canário

Porte

médio

Altura na Cernelha

Fêmeas: aproximadamente 53 – 60 cm; Machos: aproximadamente 55 – 64 cm

Nível de atividade

alta

Temperamento

ativo, corajoso, fiel, nervoso

Adestrabilidade

difícil

Introdução

Origem

O Podengo Canário é oriundo das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol no Oceano Atlântico, no largo marroquino. É muito conhecido na região e está presente em todas as ilhas em grandes quantidades, especialmente nas maiores: Gran Canaria e Tenerife. É uma das raças mais antigas que existem.

Sua origem data da época dos faraós, apresentando aproximadamente sete mil anos, e acredita-se que tenha sido levada às Ilhas Canárias pelos fenícios, gregos, cartagineses ou pelos próprios egípcios. Vestígios foram encontrados gravados em esculturas, e nas próprias tumbas dos faraós.

Foi reconhecido pela Federation Cynologique Internationale (FCI) em 1987.

Nome original

Podengo Canario

País de origem

Espanha

Características gerais

Aspectos raciais

É um cão de porte médio, ligeiramente alongado, veloz, muito resistente e com musculatura extremamente desenvolvida. É designado para a caça de coelho, detectando sua presença dentro de tocas, matagais, paredes e gretas graças ao seu excelente olfato, assim como visão e audição. Também é utilizado para caçar furões (modalidade permitida nas Ilhas Canárias).

É ligeiramente mais longo que alto, sua cabeça é alongada e proporcional ao corpo. O focinho é proeminente e amplo, em formato de cone e a trufa é larga, com coloração em harmonia com a cor da pelagem. Os olhos são pequenos de cor âmbar, cuja intensidade varia de acordo com a pelagem. As orelhas são bem grandes, largas na raiz e pontiagudas na extremidade.

O tronco é desenvolvido para a corrida: forte, musculoso e com baixo teor de gordura. Os membros anteriores são finos, mas bastante sólidos, e os posteriores são providos de forte musculatura. Seu movimento é leve, porém ágil.

A pele é firme e sem rugas, coberta por um pelo liso, curto e denso. A cor preferencialmente deve ser vermelha e branca.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

É valente, corajoso, inquieto e nervoso, porém nunca agressivo. É nobre e fiel ao dono, além de ser muito inteligente, vivo e independente, o que pode resultar em temperamento arisco em determinadas situações. 

Recomenda-se treiná-lo e socializá-lo desde filhote para que tenha convívio agradável com outros animais e obedeça às ordens de seu dono, uma vez que é uma raça de treinamento difícil. Não é indicado para crianças pequenas.

Por ser muito energético requer muita atividade física, passeios diários e local espaçoso onde possa se exercitar. Não é um para apartamento. 

Apesar de não precisar tosar o pelo, exige escovações regulares para retirada de pelo morto e manter a pele saudável. 

Predisposição à doenças

Gastrointestinais

Dilatação vólvulo-gástrica

Musculoesqueléticas

Displasia coxofemoral

Displasia de cotovelo

Referências bibliográficas

Ficha do Podengo Canário. Cachorrogato – Tudo sobre cachorros e gatos. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/podengo-canario/>

Padrão Oficial da Raça Podengo Canário. Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), novembro, 1999. Disponível em: <http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_117.pdf

Podenco Canario. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: < http://www.fci.be/en/nomenclature/CANARIAN-WARREN-HOUND-329.html>

Podengo Canário: O Incansável. Adimax Pet. Disponível em: < http://www.adimaxpet.com.br/noticias/racas/podengo-canario-o-incansavel>

Imagem: http://www.adimaxpet.com.br/noticias/racas/podengo-canario-o-incansavel