Podengo Ibicenco

Nome da Raça

Podengo Ibicenco

Porte

médio

Altura na Cernelha

Fêmeas: aproximadamente 60 – 67 cm; Machos: aproximadamente 66 - 72 cm

Nível de atividade

alta

Temperamento

dócil, afetuoso, inteligente, independente

Adestrabilidade

média

Introdução

Origem

O Podengo Ibicenco é originário das Ilhas Baleares de Maiorca, Ibiza, Minorca, e Formentera, onde é conhecido pelo nome original de “Ca Eivissec”. É descendente do Cão dos Faraós e acredita-se que tenha sido levado às ilhas pelos Fenícios, Cartagineses e, eventualmente, pelos Romanos. Trata-se de um típico cão primitivo e robusto, que pertence a uma das mais antigas raças conhecidas. A existência da raça data desde 3 400 a.C. devido às ilustrações e aos objetos encontrados nas tumbas dos Faraós.

No século XIX estava bastante difundido pela França, nas regiões de Languedoc, Roussillon e Provença, onde foi chamado de Labrel Francês. Porém, por volta de 1880, tornou-se muito raro após a proibição de sua utilização na caça.

Foi reconhecido pela Federation Cynologique Internacionale (FCI) em 1854.

Nome original

Ca Eivissec

País de origem

Espanha

Características gerais

Aspectos raciais

É uma raça utilizada para a caça de coelhos devido sua habilidade em farejar, audição acurada, agilidade e inteligência.

Sua cabeça é fina e delicada, com focinho longo e trufa cor de carne. Os olhos são pequenos, oblíquos, e de cor âmbar, variando a intensidade de acordo com a pelagem. As orelhas têm tamanho médio, são finas, mas sempre rígidas e altamente móveis.

O corpo é simétrico e levemente mais longo que a altura. Tem pescoço muito fino, musculoso e ligeiramente arqueado. A linha do dorso é longa, reta e maleável. O lombo é arqueado e garupa bastante inclinada com estrutura óssea visível. A cauda apresenta inserção baixa e é discretamente mais grossa em sua base, afilando à medida que se aproxima da extremidade.

Há 3 variedades de pelo: liso (resistente e brilhante), duro (áspero, abundante e curto na cabeça) ou longo (suave, muito abundante na cabeça e deve ter, no mínimo, 5 cm de comprimento). A cor da pelagem deve ser, preferencialmente, vermelha e branca ou inteiramente vermelha ou branca. A cor dourada só é admitida no pelo liso, desde de que seja um exemplar excepcional.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

É um cão bastante resistente, ágil, com olfato muito apurado, o que o torna excelente para a caça, além de ser um grande saltador. 

É muito dócil e afetuoso com a família e crianças, não gostando de ficar muito tempo sozinho. Mas apesar disso, tem personalidade forte e é bastante inteligente. Mostra-se desconfiado perante estranhos.

Mesmo sendo obediente, o treinamento e a socialização são indicados desde filhote.

Devido ao seu intendo instinto de caça, cuidados redobrados devem ser tomados com animais de pequeno porte.

Como é um cão com bastante energia, não é aconselhado para apartamento. Precisa de espaço para realizar exercícios e caminhadas diárias. 

Escovações frequentes devem ser feitas para retirar pelos mortos e manter a saúde da pele.

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Problemas de pele no geral

Neurológicas

Surdez congênita

Oftálmicas

Catarata

  • Ocorre normalmente em jovens
  • Suspeita-se de herança autossômica recessiva 
  • Os déficits visuais já são observados aos 8 meses de idade
  • Catarata nuclear ocorre em cães mais velhos (5-8 anos) com pequena alteração na visão

Síndrome da bolsa do canto medial

  • Acredita-se que a predisposição da raça se deve ao formato de sua cabeça

Referências bibliográficas

Ficha do Ibizan Hound. Cachorrogato – Tudo sobre cachorros e gatos. Disponível em: <http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/ibizan-hound/>

Padrão Oficial da Raça Podengo Ibicenco. Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), fevereiro, 2000. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_118.pdf>

Podenco Ibicenco. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: < http://www.fci.be/en/nomenclature/IBIZAN-PODENCO-89.html>

Podengo Ibicenco. Royal Canin. Disponível em: < https://www.royalcanin.pt/perro/podengo-ibicenco>

Gough, A., Thomas, A., O'neill, Dan. Breed predispositions to disease in dogs and cats. John Wiley & Sons. 2018; 113.

Imagem: http://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/cachorros/podengo-ibicenco/57a23d4f5ac14f092055b2e0.html