Porcelaine

Nome da Raça

Porcelaine

Porte

médio

Altura na Cernelha

Fêmeas: aproximadamente 55 – 58 cm; Machos: aproximadamente 53 – 56 cm

Nível de atividade

alta

Temperamento

elegante, orgulhoso, gracioso, carinhoso

Adestrabilidade

alta

Introdução

Origem

O Porcelaine é um cão francês de porte médio desenvolvido para farejar, caçar e rastrear lebre e pequeno animais. Acredita-se que seja um dos cães franceses mais antigos. Também é chamado de “Chien de Franche-Comté”, nome que se refere a região francesa que faz fronteira com a Suíça. 

Há registros da existência da raça na França e na Suíça já em 1700, mas, durante a Revolução Francesa, quase foi extinta, se não fossem os esforços de criadores para mantê-la viva. A partir de então, cruzamentos com outros cães franceses deram vigor, força e aumentaram o tamanho do Porcelaine, permitindo-lhe caçar animais maiores, como javali e veado. Atualmente, este cão é descrito como robusto e tenaz, capaz de percorrer longas distâncias e trabalhar em terrenos acidentados. 

A raça pode ter chegado aos Estados Unidos como um presente do rei da França ao presidente George Washington. Além disso, segundo alguns registros, a raça foi exportada para os Estados Unidos no final do século XIX, mas se perdeu devido cruzamentos com outros cães. Recentemente, em 2009, novos exemplares foram exportados para o país.

O Clube de Porcelaine na França foi criado em 1971 para salvaguardar a raça. Em 1975 foi reconhecida pela Federation Cynologique Internacionale (FCI), em 1996 pelo United Kennel Club (UKC) e, em 2017, pela American Kennel Clube (AKC) – Foundation Stock Service.  

Nome original

Porcelaine

País de origem

França

Características gerais

Aspectos raciais

Excelente cão farejador, com faro muito aguçado e latido poderoso. A expectativa de vida de um Porcelaine é de 12-13 anos. 

Sua cabeça é finamente esculpida, com stop marcado sem exagero, narinas pretas bem abertas, olhos escuros com expressão inteligente e doce, e orelhas finas, ligeiramente curvadas para dentro chegando até a altura do focinho.

O pescoço longo é leve com um pouco de papada. Desce até o peito profundo e costelas longas, levemente arqueadas. A cauda de tamanho médio é grossa na base e afina à medida que se aproxima da extremidade.

Seu pelo é liso, fino e brilhante. A coloração da pelagem é branca com manchas arredondadas de cor laranja, que jamais se estendem em manto. As manchas laranjas nas orelhas são características da raça.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

É um cão elegante, orgulhoso, gracioso e muito carinhoso, mas nunca tímido. Cria uma grande ligação com seu dono e família, adorando um carinho a qualquer momento. 

Não é um cão que late por qualquer motivo, mas quando o faz é poderoso. É facilmente treinado, mas quanto mais cedo iniciar o adestramento melhor.

Por ser uma raça que originalmente foi criada para a caça, o Porcelaine necessita de um ambiente adequado para que possa se exercitar e gastar suas energias. Além disso, sua natureza faz com que seja um excelente cão para terapias médicas, alerta, busca e resgate, e serviço policial.

Predisposição à doenças

Gastrointestinais

Alergia alimentar

Musculoesqueléticas

Displasia coxofemoral

Displasia do cotovelo

Luxação de patela

Oftálmicas

Entrópio

Ectrópio

Referências bibliográficas

Breed History. Porcelaine Club of America. Disponível em: < https://porcelaineclubamerica.com/health-concerns/

Porcelaine Hound. Oak Hill Kennel. Disponível em: < https://www.oakhillkennel-deer.com/history-and-health-1/ >

Porcelaine. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: < http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/030g06-en.pdf

Porcelaine. The American Kennel Club. Disponível em: < http://www.akc.org/dog-breeds/porcelaine/>

Porcelaine. The United Kennel Club. Disponível em: < https://www.ukcdogs.com/porcelaine

Imagem: http://www.akc.org/dog-breeds/porcelaine/