Prague Ratter

Nome da Raça

Prague Ratter

Porte

pequeno

Peso

aproximadamente 2,6 kg

Altura na Cernelha

aproximadamente 20-28 cm

Nível de atividade

média

Temperamento

ativo, vivaz, curioso, obediente, amoroso, afetuoso, inteligente

Adestrabilidade

alta

Introdução

Origem

Historicamente, essa raça era popular nos palácios reais durante a idade média. Devido ao seu pequeno porte, rapidez e olfato altamente desenvolvido, o Pregue Ratter foi usado para matar ratos, o que lhe deu o nome "Krysarík" (Ratter). Este pequeno cão ativo foi frequentemente visto em festividades aristocráticas de reis tchecos no castelo de Praga. Ele adornava os tribunais da aristocracia boêmia e, como presente dos reis boêmios, foi levado a outros governantes europeus, posteriormente, aos cidadãos comuns. 

Por volta do século XIX, com o aumento da popularidade do Pinscher em miniatura, o Prague Ratter começou a desaparecer, mas na década 1980 voltou a ser criado com afinco. 

Embora ainda não seja uma raça registrada pela Federation Cynologique Internationale (FCI) e outros grandes clubes, o Prague Ratter tornou-se um cão de estimação muito querido que tem se popularizado em outros países do mundo, além da Eslováquia e República Tcheca.

Em 2016 a raça foi aceita pela American Rare Breed Association (ARBA).

Nome original

Pražský Krysarík

País de origem

República Tcheca

Características gerais

Aspectos raciais

Cão de porte pequeno e compacto, semelhante ao Pinscher, e com dimorfismo sexual claramente definido. Vive em torno de 12 a 14 anos.

Seu pescoço é graciosamente curvado e moderadamente longo, apoiando sua delicada cabeça. O focinho é estreito e apresenta trufa pigmentada de acordo com a cor da pelagem. Seus olhos são arredondados e bem escuros. As orelhas são naturalmente erguidas e triangulares.

Tem um corpo delgado e delicado, coberto por uma pele firme, sem dobras e de pigmentação variável de acordo com a coloração da pelagem. Sua cauda é grossa na base e afina à medida que se aproxima da extremidade. Se porta mais alta quando o cão está em movimento, podendo enrolar-se em um semicírculo acima da linha superior.

Seu pelo pode ser curto, sendo mais fino e mais curto na cabeça, ou longo. A cor da pelagem pode ser preta e bronzeada, marrom e bronzeada ou outras nuances mais leves. Cores como bege, merle ou vermelho são aceitas.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

É um cão de natureza ativa e vivaz, curioso, obediente, amoroso e muito afetuoso. É bastante fiel ao dono, gosta de receber carinho a qualquer momento e, ao contrário de outros cães pequenos, adora crianças.

É uma raça altamente inteligente e geralmente responde bem ao treinamento básico e aos comandos. Porém, tende a ser desconfiado com estranhos e pode ser um pouco agressivo se não for socializado desde filhote.

Adapta-se bem à vida em casa e apartamento, mas ainda gosta de passar tempo ao ar livre, seja brincando ou em caminhadas longas e tranquilas. 

Predisposição à doenças

Musculoesqueléticas

Luxação de patela

Referências bibliográficas

Breed Standard. Prague Ratter Club of America. Disponível em: < http://praguerattersclub.com/breed-standard/

Prague Ratter. American Rare Breed Association (ARBA). Disponível em: < https://www.arba.org/Pages/prague-ratter-breeder.htm

Prague Ratter. Pet Premium. Disponível em: < https://www.petpremium.com/dog-breeds/prague-ratter/>

Imagem: http://praguerattersclub.com/breed-standard/