Puli

Nome da Raça

Puli

Porte

médio

Peso

Fêmeas: 10 - 13 kg; Machos: 13 - 15 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: aproximadamente 36 - 42 cm - ideal: 38 - 40 cm; Machos: aproximadamente 39 - 45 cm - ideal: 41 - 43 cm

Nível de atividade

média

Temperamento

inteligente, alegre, afetuoso, fiel, independente, possessivo

Adestrabilidade

alta

Introdução

Origem

A origem do Puli é incerta, mas acredita-se que descenda do Pastor Persa ou dos antigos Pastores da Ásia. Foi levado às planícies húngaras há cerca de mil anos atrás pelos nômades de Magyar e durante muito tempo, foi usado como condutor e protetor de rebanhos. Porém, devido aos cruzamentos incorretos, o Puli quase desapareceu se não fosse a redescoberta da raça no início do século XX.  

Chegou aos Estados Unidos em 1930, sendo reconhecido pelo American Kennel Club (AKC) seis anos depois. Em 1951, foi fundado o Puli Club of America e, em 1954, foi reconhecido pela Federation Cynologique Internationale (FCI). 

Nome original

Puli

País de origem

Hungria

Características gerais

Aspectos raciais

O Puli é um cão de tamanho médio, compacto, de constituição forte, aparência quadrada e bem equilibrado. Seu corpo é musculoso e todo coberto uma pelagem fortemente desenvolvida, com tendência a formar caracóis e cordões. Pode viver até os 14 anos.

A cabeça é redonda e sua trufa é relativamente pequena e toda preta. Os olhos marrom escuros, apesar de serem cobertos pela pelagem, apresentam expressão viva e inteligente. Suas orelhas são inseridas a uma altura média, têm base larga e pontas arredondadas. 

O pescoço firme é bem musculoso, de tamanho médio e coberto por uma pelagem densa. A linha superior do tronco é reta, e aparenta ser levemente elevada na porção posterior devido ao porte da cauda, que por sua vez, é inserida média e portada em uma curva achatada sobre a garupa. 

A movimentação é ativa e vigorosa, com passos curtos, sendo tipicamente requebrada e saltitante.

A pele não tem rugas e apresenta forte pigmentação. As poções sem pelo são pretas ou cinza ardósia.

Sua pelagem quando filhote é densa, ondulada ou crespa levando de 8 a 12 meses para aparecer. A pelagem consiste em um pelo externo rústico e áspero e um subpelo mais fino, cuja correta proporção produz as estéticas borlas ou cordões, que são fáceis de serem tratados. No lombo, na garupa e na porção posterior da coxa, os cordões são mais longos (20 a 30 cm), e na cabeça e membros mais curtos (10 a 12 cm).

O pelo pode ser preto, preto com pequenas nuances em ferrugem ou sombreados acinzentados, fulvo com máscara preta, cinza em qualquer tonalidade ou branco pérola, sem qualquer sombra de amarelo avermelhado. É permitida uma mancha branca no peito, não excedendo 3 cm de diâmetro.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

É um cão ativo, animado, fiel, sensível e apegado ao dono, sendo um excelente companheiro. Adora crianças e, por ter bastante energia, gosta muito de brincar e sair a passeios ao ar livre. É naturalmente desconfiado com estranhos, sendo um excelente cão de guarda.

Possui personalidade forte, sendo inteligente, independente e obediente, mas, apesar disso, às vezes pode ser teimoso. Por esse motivo, recomenda-se iniciar o treinamento quando filhote e realizar jogos mentais com frequência para que não fique entediado. 

Devido as características da pelagem, é recomendado que haja constante atenção para mantê-la saudável. A partir dos 8 meses de idade a pelagem já pode formar cordões, e é indicado que sejam desenrolados com os dedos para evitar que entrelacem com o subpelo permitindo, assim, que a pele respire. Banhos frequentes não são aconselhados, uma vez que os pelos são muito grossos e, portanto, demoram para secar. 

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Dermatites

Musculoesqueléticas

Displasia coxofemoral

Neoplásicas

Neoplasia mamária

Oftálmicas

Catarata

Displasia de retina

Referências bibliográficas

Gough, A., Thomas, A., O'neill, Dan. Breed predispositions to disease in dogs and cats. John Wiley & Sons. 2018;

Ficha do Puli . Cachorrogato – Tudo sobre cachorros e gatos. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/puli-hungarian/

Padrão Oficial da Raça Puli. Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), dezembro, 2013. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_23.pdf

Puli. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: < http://www.fci.be/en/nomenclature/PULI-55.html>

Puli. Petz. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/puli>

Puli. Royal Canin. Disponível em: < https://www.royalcanin.pt/perro/puli

Puli. The American Kennel Club. Disponível em: < http://www.akc.org/dog-breeds/puli/

Imagem: https://www.royalcanin.pt/perro/puli#composer/314651665