Pumi

Nome da Raça

Pumi

Porte

médio

Peso

Fêmeas: 8 a 13 kg. Ideal: 10 a 11 kg; Machos: 10 a 15 kg. Ideal: 12 a 13 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: aproximadamente 38 - 44 cm. Ideal: 40 - 42 cm; Machos: aproximadamente 41 - 47 cm. Ideal: 43 - 45 cm

Nível de atividade

alta

Temperamento

alegre, inteligente, alerta

Adestrabilidade

alta

Introdução

Origem

O Pumi é um cão de pastoreio de origem húngara, surgindo no país entre os séculos XVII e XVIII, através do cruzamento entre o Puli com cães alemães e franceses do tipo terrier com orelhas retas. Foi mencionado pela primeira vez em 1815, como um cão de ovelha.

Em 1920, o Pumi foi reconhecido como uma raça distinta das demais raças húngaras de pastoreio. Em 1954, foi aceito pela Federation Cynologique Internationale (FCI), em 1996, pelo The United Kennel Clube (UKC) e, em 2001, pelo American Kennel Club (AKC).

Nome original

Pumi

País de origem

Hungria

Características gerais

Aspectos raciais

Cão de porte médio, conformação quadrada, corpo ágil e musculoso, e excelente olfato. Vive em média de 13 a 15 anos. 

Suas características de terrier são mais presentes na cabeça estreita e relativamente longa, devido ao focinho comprido. Seus olhos escuros e de tamanho médio apresentam expressão vivaz e inteligente. As orelhas são eretas, de tamanho médio e inseridas altas, sendo dobradas para frente em sua terça parte final.

O pescoço é musculoso, pouco arqueado e de comprimento médio. Segue para o tronco com músculos bem desenvolvidos, firmes e secos, com aparência harmoniosa. A cauda é revestida por pelo duro e inserida alta, formando um círculo sobre a garupa.

A movimentação é viva e animada, com passos curtos, energéticos, dinâmicos e harmoniosos.

A pele do Pumi é fortemente pigmentada, e as áreas sem pelo são pretas ou cinzas. A pelagem deve ser ondulada e cacheada, formando tufos, mas nunca lisa ou encordoada. Os pelos têm um comprimento médio de 4 a 7 cm, são felpudos, densos e são divididos em pelos de cobertura e subpelos. Os pelos que protegem as orelhas crescem pata cima e são de tamanho médio, e nos olhos e focinho não são longos.  

A pelagem aceita cores cinza, em diversas tonalidades, preto, fulvo (cores básicas: vermelho, amarelo e creme) e branco. Uma mancha no peito com menos de 3 cm de diâmetro e/ou uma linha branca nos dedos são aceitas.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

É um cão ativo, brincalhão, curioso, atento, interessado em tudo o que esta a sua volta, estando pronto para o trabalho. Lida bem com crianças mais velhas e, para conviver de forma saudável com outros animais de estimação, é necessária socialização desde filhote.

Muito afetuoso e sensível, sendo um companheiro leal aos seus donos e familiares. Mas age de forma desconfiada com estranhos.

Vive confortavelmente em casa, mas precisa de bastante espaço, de preferência, ao ar livre. Pode ser um pouco inquieto e barulhento quando entediado ou quando não faz exercício para gastar suas energias. Por esse motivo, são necessários passeios diários, além de treinamento, o qual não será um problema, uma vez que se trata de um cão muito inteligente e sagaz.

O Pumi perde pelo somente quando escovado, o que deve ser feito a cada duas semanas, e a tosa deve ser realizada a casa três meses, sendo aconselhável o acabamento feito a mão por trimming.

Predisposição à doenças

Musculoesqueléticas

Luxação de patela

Displasia coxofemoral

Displasia do cotovelo

Neurológicas

Mielopatia degenerativa

Oftálmicas

Luxação de cristalino primária

Referências bibliográficas

Ficha do Pumi. Cachorrogato – Tudo sobre cachorros e gatos. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/pumi-hungarian/

Padrão Oficial da Raça Pumi. Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), setembro, 2000. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_24.pdf

Pumi Health. Hungarian Pumi Club of America. Disponível em: < http://pumiclub.org/about-the-pumi/pumi-health/

Pumi. Adimax Pet. Disponível em: < http://www.adimaxpet.com.br/noticias/racas/pumi-uma-fofura-rara>

Pumi. American Kennel Club (AKC). Disponível em: < http://www.akc.org/dog-breeds/pumi/>

Pumi. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: < http://www.fci.be/en/nomenclature/PUMI-56.html>

Pumi. United Kennel Club (UKC). Disponível em: < https://www.ukcdogs.com/pumi>

Pumi. Vetstreet. Disponível em: < http://www.vetstreet.com/dogs/pumi>

Imagem: http://www.vetstreet.com/dogs/pumi