Schnauzer Gigante

Nome da Raça

Schnauzer Gigante

Porte

grande

Peso

35 – 47 kg

Altura na Cernelha

aproximadamente 60 – 70 cm

Nível de atividade

alta

Temperamento

inteligente, gentil, confiável, leal, brincalhão

Adestrabilidade

alta

Introdução

Origem

O Schnauzer Gigante foi criado por volta do século XIX na Alemanha, através do cruzamento entre Schnauzers padrão e cães pastores de grande porte. Inicialmente, foi desenvolvido com o intuito de conduzir rebanhos de bovinos e ovinos, mas também se destacou como cão de guarda, trabalhando em conjunto com a polícia e militares, e cão de companhia. Além disso, foi utilizado durante a Primeira Guerra Mundial como cão mensageiro.

Foi reconhecido pela Federation Cynologique Internationale (FCI), em 1955.

Nome original

Riesenschnauzer

País de origem

Alemanha

Características gerais

Aspectos raciais

Cão de grande porte, forte, compacto de aparência poderosa e que mostra respeito.

Seu crânio é forte e longo. A cabeça deve estar em equilíbrio com sua força. A trufa é bem desenvolvida e sempre preta; os olhos escuros apresentam expressão bastante viva, e as orelhas são caídas, inseridas altas em forma de “v”.

O pescoço forte e musculoso é nobremente arqueado, encaixando-se suavemente na cernelha. O dorso é forte e curto e a garupa é ligeiramente arredondada. A cauda deve estar em forma de sabre ou foice naturalmente. 

Seu pelo deve ser duro, de arame e denso. Consiste em uma pelagem de cobertura não muito curta e um subpelo denso. A pelagem de cobertura é dura, não podendo ser eriçada, nem ondulada. Na testa e nas orelhas o pelo é mais curto, e nos membros tende a ser mais duro. Apresenta uma barba não muito macia no focinho e sobrancelhas cerradas que cobrem ligeiramente o olho, características típicas da raça.

A coloração pode ser preta sólida com subpelo preto e sal e pimenta. São admitidas as variações de cinza escuro ao cinza-prata. Todas as cores devem incluir uma máscara escura.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Schnauzer Gigante é um cão bastante inteligente, gentil, muito confiável e leal ao seu dono. Extremamente brincalhão, podendo até machucar por não saber medir sua força. 

Por ser territorialista e dominante, é cauteloso com estranhos, mas sem malícia. 

Por ter muita energia, precisam de bastante exercício ao ar livre, recomendando-se caminhadas diárias ou longas corridas. Um Schnauzer Gigante entediado pode apresentar distúrbios comportamentais.

Devido ao seu forte instinto de caça, aconselha-se iniciar treinamento logo quando filhote, o que não será difícil, pois é um cão muito inteligente e aprende rapidamente. 

Suas características fazem com que seja um excelente cão de companhia, de esporte, de guarda e trabalho. 

Recomenda-se escovação do pelo semanalmente para manter sua pelagem saudável. Além disso, sua barba deve ser limpa diariamente depois das refeições para evitar qualquer tipo de complicação relacionada à sujeira. 

Sensibilidade a fármacos

Menor quantidade de tiopurina metiltransferase (TPMT)

  • A azatioprina é um antimetabólito da tiopurina, usada para tratar neoplasia, controlar doenças imunomediadas e prevenir a rejeição de transplantes de órgãos
  • A baixa quantidade de TPMT pode levar à mielotoxicidade 

Predisposição à doenças

Endócrinas

Hipotireoidismo

Gastrointestinais

Dilatação vólvulo-gástrica

Metabólicas

Obesidade

Musculoesqueléticas

Displasia coxofemoral

Displasia do cotovelo

Panosteíte

  • Machos jovens são mais predispostos

Neoplásicas

Hemangioma cutâneo

Osteossarcoma

Carcinoma de células escamosas

Renais e urinárias

Doença renal

Hiperuricosúria

Incontinência urinária 

Referências bibliográficas

Gough, A., Thomas, A., O'neill, Dan. Breed predispositions to disease in dogs and cats. John Wiley & Sons. 2018; 181-182.

Ficha do Schnauzer Gigante. Tudo sobre cachorros e gatos. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/schnauzer-gigante/

Giant Schnauzer. American Kennel Club (AKC). Disponível em: < http://www.akc.org/dog-breeds/giant-schnauzer/

Padrão Oficial da Raça Schnauzer Gigante. Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), abril, 2007. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_63.pdf

Riesenschnauzer. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: < http://www.fci.be/en/nomenclature/GIANT-SCHNAUZER-181.html

Schanuzer gigante. Petz. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/schnauzer-gigante

Imagem: http://www.giantschnauzerclubofamerica.com/default.aspx