Schnauzer Médio

Nome da Raça

Schnauzer Médio

Porte

Médio

Peso

Fêmeas: 14 – 20 kg; Machos: 14 – 20 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 45 – 50 cm; Machos:45 – 50 cm

Nível de atividade

Média

Temperamento

Vivo, Tranquilo, Leal, Equilibrado

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

O Schnauzer Médio, também chamado de Schnauzer Standard ou apenas de Schnauzer, era usado no Sul da Alemanha, como cão de cocheira, devido a sua afinidade com cavalos. Ele corria junto dos cavalos latindo frente a qualquer perigo.

Ele também era utilizado como caçador de roedores graças a sua capacidade de matá-los rapidamente.

Sua primeira aparição oficial foi em 1879, em Hanover, na Alemanha. Em 1895, quando foi fundado o Pinscher-Schnauzer Club, ele foi inscrito como “Pinscher de Pelo Duro”. 

O Schnauzer Standard tornou-se popular tanto como animal de companhia quanto como animal de trabalho e a raça era mantida por pessoas de diversas classes sociais na Alemanha no começo do século XIX.

Acredita-se que várias raças, como o Bouvier de Flandres, Wire-Haired German Pinscher, os extintos Schaffer Pudel e Beaver Dog of Middle Ages, tenham participado de sua formação.

O Schnauzer Médio foi reconhecido pelo AKC (American Kennel Club) em 1904. 

Nome original

Schnauzer

País de origem

Alemanha

Características gerais

Aspectos raciais

Sua aparência geral é retratada por um cão de tamanho médio, forte, mais compacto do que delgado e de pelo duro.

A cabeça deve estar equilibrada com a força do cão, a testa é plana, sem rugas e paralela à cana nasal. Apresenta stop bem definido devido às sobrancelhas. Sua trufa é bem desenvolvida com narinas largas e sempre preta. O focinho termina em cunha com cana nasal reta. 

Os lábios são pretos, macios e bem ajustados aos maxilares. Possui completa mordedura em tesoura (42 dentes brancos de acordo com a fórmula dentária) fortemente desenvolvida e fechada. 

Os olhos são de tamanho médio, ovais, frontais, escuros, com expressão viva. As orelhas são caídas, inseridas altas, em forma de V com as bordas internas estendidas próximas às bochechas, portadas uniformemente, voltadas para a frente em direção às têmporas.  

O pescoço é forte, musculoso, fortemente inserido, esbelto, de porte nobre, correspondendo à força do cão. O dorso é forte, curto e reto e o lombo é curto, forte e profundo. A garupa é ligeiramente arredondada passando imperceptivelmente para a inserção da cauda. O peito é moderadamente largo, de diâmetro oval, atingindo os cotovelos.

A cauda é natural; busca-se que seja portada em forma de sabre ou foice. Os membros anteriores quando vistos de frente, são fortes, retas e não demasiadamente juntas. Vistos de perfil, são retos. Os posteriores quando vistos de perfil, são colocados obliquamente; vistos por trás, são colocados paralelamente, mas não muito próximos um do outro.

Sua movimentação é flexível, elegante, ágil, livre e cobrindo o solo. A pele é ajustada sobre todo o corpo. O pelo é duro, de arame e denso. Possui denso subpelo e uma pelagem de cobertura não muito curta, dura, deitada rente ao corpo e que não deve ser eriçada, nem ondulada. Nos membros, o pelo tende a ser menos duro. Na testa e nas orelhas, é curto. Como característica típica, tem uma barba não muito macia no focinho e sobrancelhas cerradas que cobrem ligeiramente os olhos.

Cor: Preto sólido com subpelo preto ou Sal e pimenta. Em todas as variações de cor, deve haver uma máscara escura, que deve adaptar-se harmoniosamente a respectiva cor, enfatizando a expressão. Distintas marcas brancas na cabeça, no peito e nos membros são indesejáveis.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Possui temperamento vivo e tranquilo. É bastante devoto ao dono, gosta de crianças e de brincar, é incorruptível, atento, porém não barulhento. Possui sentidos altamente desenvolvidos, extrema inteligência, coragem, grande capacidade para ser treinado e resistência ao clima e a doenças. É um cachorro muito afetuoso com a família, mas desconfiado com estranhos e não faz amizade com facilidade.

É considerado um ótimo cão de família, de guarda, de companhia e de trabalho. Sua expectativa de vida varia entre 13 e 16 anos.

Por ser um cão bastante ativo, necessita de exercícios físicos e mentais diariamente. É recomendada escovação dos pelos de uma a duas vezes na semana e tosa uma vez a cada dois meses. 

Sensibilidade a fármacos

Pode ocorrer alopecia, principalmente em terapias com uso da doxorrubicina

Predisposição à doenças

Cardiovasculares

Doença Valvar Degenerativa

Congênitas

Anasarca (Edema Congênito)

Dermatológicas

Dermatite Folicular (formação de comedos)

Endócrinas

Diabetes insípido central

Diabetes mellitus

Hiperlipidemia

Hematológicas e imunológicas

Estomatocitose (não apresenta sinais clínicos nesta raça)

Musculoesqueléticas

Discoespondilite e espondilite

Neoplásicas

Melanoma

Neurológicas

Abiotrofia cortical cerebelar

Hipomielinogênese

Infarto Fibrocartilaginoso

Oftálmicas

Uveíte induzida pelo cristalino

Atrofia Progressiva da Retina

Renais e urinárias

Síndrome de Fanconi

Urólito de oxalato de cálcio

Infecção do trato urinário (ITU)

Referências bibliográficas

Padrão Oficial da Raça Schnauzer. CBKC, abril, 2007. Disponível em: <http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_62.pdf>

Federation Cynologique Internatiole. Disponível em: <http://www.fci.be/en/>

Schnauzer – Raças Caninas. Disponível em: <http://www.petvale.com.br/cachorros/racas-caninas/schnauzer/>

Schnauzer. Disponível em: <http://www.guiaderacas.com.br/schnauzer.shtml>

Schnauzer Standard (Padrão). Disponível em: < http://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/cachorros/schnauzer-standard-padrao/57a23d675ac14f092055b38b.html>

Schnauzer. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/schnauzer/>

As doenças mais comuns no Schnauzer. Disponível em: < https://www.clubeparacachorros.com.br/saude/doencas/as-doencas-mais-comuns-no-schnauzer/>

JERICÓ, Márcia Marques; ANDRADE NETO, João Pedro de; KOGIKA, Márcia Mery. Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. 1. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2015.

Imagem: Disponível em: < http://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/cachorros/schnauzer-standard-padrao/57a23d675ac14f092055b38b.html>