Schnauzer Miniatura

Nome da Raça
Schnauzer Miniatura
Porte
Pequeno
Peso
Fêmeas: 4 – 8 kg; Machos: 4 – 8 kg
Altura na Cernelha
Fêmeas: 30 – 35 cm. Machos: 30 – 35 cm
Nível de atividade
Alta
Temperamento
Vivo, Tranquilo, Leal, Equilibrado
Adestrabilidade
Alta
Introdução
Origem
A raça Schnauzer Miniatura, também conhecida por seu nome original Zwergschnauzer, foi criada no final do século XIX na região de Frankfurt, na Alemanha, provavelmente a partir dos cruzamentos entre o Schnauzer Standard e o Affenpinscher.
Foi exibido pela primeira vez em 1899, e se estabeleceu na Alemanha por volta de 1920. Mas apenas em 1933, o AKC diferenciou o standard e o miniatura em raças separadas.
Inicialmente era chamado de Pinscher Anão de Pelo Duro e foi desenvolvido para ser um pequeno cão de fazendas e caçador de roedores.
Nome original
Zwergschnauzer
País de origem
Alemanha
Características gerais
Aspectos raciais
Sua aparência geral corresponde a um cão pequeno, forte, mais compacto que esgalgado, de pelo duro e elegante. Uma imagem reduzida do Schnauzer, sem os defeitos da aparência de nanismo.
A cabeça deve estar em equilíbrio com a força do cão. A testa é plana, sem rugas, paralela à cana nasal. Possui stop bem definido devido às sobrancelhas. A trufa é bem desenvolvida, sempre preta. O focinho termina em cunha, com cana nasal reta.
Apresenta lábios pretos, macios e bem ajustados aos maxilares. Possui completa mordedura em tesoura (42 dentes brancos de acordo com a fórmula dentária), fortemente desenvolvida e fechada.
Apresenta olhos de tamanho médio, ovais, frontais, escuros, com expressão viva. As orelhas são caídas, inseridas altas, em forma de V com as bordas internas estendidas próximas às bochechas, portadas uniformemente, voltadas para a frente em direção às têmporas.
O pescoço é forte, musculoso, fortemente inserido, esbelto, de porte nobre, correspondendo à força do cão. O dorso é forte, curto e reto e o lombo é curto, forte e profundo. A garupa é ligeiramente arredondada passando imperceptivelmente para a inserção da cauda. O peito apresenta-se moderadamente largo, de diâmetro oval, atingindo o cotovelo.
A cauda é natural; busca-se que seja portada em forma de sabre ou foice. Os membros anteriores, quando vistos de frente, são fortes, retos e não demasiadamente juntos. Vistos de perfil, são retos. Os posteriores, vistos de perfil, são colocados obliquamente; vistos por trás, são colocados paralelamente, mas não muito próximos um do outro.
Sua movimentação é flexível, elegante, ágil, livre e cobrindo o solo. A pele ajusta-se sobre todo o corpo.
O pelo é duro, de arame e denso. Possui denso subpelo e uma pelagem de cobertura não muito curta, deitada rente ao corpo e que não deve ser eriçada, nem ondulada. Nos membros, o pelo tende a ser menos duro. Na testa e nas orelhas, é curto. Como característica típica, tem uma barba não muito macia no focinho e sobrancelhas cerradas que cobrem ligeiramente os olhos.
Cor: Preto sólido com subpelo preto, Sal e pimenta, Preto e prata, Branco puro com subpelo branco. Todas essas cores devem incluir uma máscara escura, que enfatize o aspecto típico do Schnauzer Miniatura, combinando harmoniosamente com as diversas tonalidades da pelagem. Manchas brancas, na cabeça, no peito e nos membros são indesejáveis.
Comportamento e cuidados
Comportamento e cuidados
Possui extrema inteligência, intrepidez, resistência, aptidões para guarda e gosta da companhia de pessoas, porém pode ser reservado com estranhos. Apresenta temperamento tranquilo e sereno, tornando-se um cão ideal tanto para jovens como para idosos.
Incansável e valente, a raça tem uma personalidade forte, mas é fácil adestrá-la. Possui expectativa de vida de 12 a 14 anos de idade.
É considerado um agradável cão de família, de guarda e de companhia que pode viver até mesmo em um apartamento pequeno, sem problemas.
Por ser um cão bastante ativo, necessita de exercícios físicos e mentais diariamente. São indicadas tosas higiênicas a cada dois ou três meses e escovar os pelos de uma a duas vezes por semana.
O proprietário deve atentar-se para evitar ingestão excessiva de alimentos.
Predisposição à doenças
Cardiovasculares
Síndrome do nó doente ou síndrome bradicardia-taquicardia ou disfunção do nó sinusal (cadelas)
Acidente vascular encefálico isquêmico (associado à Hiperlipidemia do Schnauzer miniatura)
Congênitas
Miotonia congênita
Fenda palatina/lábio leporino
Desvios portossistêmicos congênitos
Megaesôfago
Criptorquidismo
Endócrinas
Hiperlipidemias (hipertrigliceridemias, hiperquilomicronemias) primárias ou idiopáticas
Hipotireoidismo
Genéticas
Lipofuscinose ceroide neuronal
Hematológicas e imunológicas
Estomatocitose (não apresenta sinais clínicos nesta raça)
Anemia Hemolítica Imunomediada
Hepatobiliares
Mucocele da vesícula biliar
Neoplásicas
Feocromocitomas (neoplasia da medula adrenal)
Neurológicas
Crises epilépticas parciais complexas
Epilepsia Idiopática
Mucopolissacaridose VI ou síndrome de Maroteaux-Lamy10 (provoca doença esquelética)
- doença do armazenamento lipossomal
Lipofuscinose ceroide
doença do armazenamento lipossomal
Pancreáticas
Pancreatite
Renais e urinárias
Síndrome de Fanconi (forma idiopática familial)
Doença renal familial (nefropatia juvenil)
Displasia renal
Cálculos de estruvita
Cálculos de urato
Cálculos de fosfato de cálcio
Referências bibliográficas
Padrão Oficial da Raça Schnauzer Miniatura. CBKC, abril, 2007. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_64.pdf >
Federation Cynologique Internatiole. Disponível em: <http://www.fci.be/en/>
Schnauzer Miniatura – Raças Caninas. Disponível em: < http://www.petvale.com.br/cachorros/racas-caninas/schnauzer-miniatura/>
Schnauzer Miniatura. Disponível em: < http://www.guiaderacas.com.br/schnauzer_miniatura.shtml>
Schnauzer Miniatura. Disponível em: < http://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/cachorros/schnauzer-miniatura/57a23d575ac14f092055b31a.html>
Schnauzer Miniatura. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/schnauzer-miniatura/>
Schnauzer Miniatura – Saiba tudo sobre esta raça. Disponível em: < https://www.clubeparacachorros.com.br/racas/schnauzer-miniatura/>
JERICÓ, Márcia Marques; ANDRADE NETO, João Pedro de; KOGIKA, Márcia Mery. Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. 1. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2015.
Imagem: Disponível em: < http://www.melhoramigo.dog/schnauzer-miniatura-fotos/>