Sealyham Terrier

Nome da Raça

Sealyham Terrier

Porte

Pequeno

Peso

Fêmeas: 8,2 kg; Machos: 9 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: máximo de 31 cm; Machos: máximo de 31 cm

Nível de atividade

Médio

Temperamento

Ativo, vivaz, amistoso, alerta e caçador

Adestrabilidade

Média

Introdução

Origem

O Sealyham Terrier deriva seu nome de Sealyham, a propriedade do capitão John Tucker Edwards, em Haverfordwest, no País de Gales. O capitão desenvolveu a raça entre 1850 e 1891, com o intuito de desenvolver uma raça pequena, ágil e capaz de caçar texugos, raposas e lontras. 

Acredita-se que tenha sido desenvolvido a partir de cruzamentos entre a raças Welsh Corgi Pembroke, Dandie Dinmont, West Highland White, Wire-Haired Fox Terriers, Bull Terrier e possivelmente alguns cães de caça.

Sua primeira aparição oficial em uma exposição de cães foi em 1903, na sua cidade de origem no País de Gales e foi reconhecida em 1911 pela AKC.

Nome original

Sealyham Terrier

País de origem

Grã-Bretanha

Características gerais

Aspectos raciais

Sua aparência geral é de um cão muito substancioso dentro de um pequeno volume, possuindo contorno geral longo, sem ser quadrado com movimentação livre, ativa, balanceada.

Possui cabeça com crânio largo entre as orelhas, trufa preta e focinho com maxilares quadrados, poderoso e longo.

Apresenta dentes alinhados e fortes com os caninos bem inseridos entre si e

longos para o tamanho do cão. Seus maxilares são fortes, com uma regular mordedura em tesoura.

Seus olhos são escuros, bem inseridos, redondos e de tamanho médio. As bordas dos olhos devem ser preferencialmente pigmentadas e escuras, mas, as despigmentadas são toleradas. As orelhas possuem tamanho médio, são ligeiramente arredondadas nas pontas e portadas nas laterais das bochechas.

Tem pescoço razoavelmente longo, espesso, musculoso e tronco de comprimento médio e flexível.

A cauda possui comprimento médio, promovendo equilíbrio ao cão. Idealmente, é portada ereta. Antigamente, era costume cortar a cauda deste animal, porém hoje em dia está prática é proibida se for realizada por estética. Os membros anteriores são curtos, fortes e tão retos quanto possível, consistentes, com um peito bem descido e os posteriores são nitidamente poderosos para o tamanho do cão.

Sua movimentação é rápida e vigorosa, com muita propulsão. O pelo é longo, áspero e de arame, com subpelo resistente às intempéries.

Cor: Todo branco ou branco com manchas limão, marrom, azul ou cor do texugo na cabeça e nas orelhas. Muito preto ou mosqueado intenso são indesejáveis.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Sealyham Terrier é um cão bastante ativo e vivaz, com instinto caçador. Devido ao seu temperamento amistoso e afável, é indicado para viver em família, principalmente com crianças.

Apesar de forte e resistente não perde a sua delicadeza, tornando-se um companheiro agradável. Tende a ser teimoso, como a maioria dos Terriers. É reservado com estranhos, convive bem com outros animais e apesar de pequeno, é um bom cão de guarda. Possui expectativa de vida de 12 a 16 anos.

Apesar de se adaptar bem em casas e apartamentos, o Sealyham Terrier necessita de exercícios físicos e mentais para extravasar sua energia. Ele gosta de caçar em fazendas, porém caminhadas diárias, enquanto explora a vizinhança são suficientes para agradá-lo.

Sua pelagem necessita ser escovada por pelo menos duas vezes na semana e a tosa é indicada uma vez por mês.

Predisposição à doenças

Oftálmicas

Luxação anterior do cristalino

Displasia da Retina

Otológicas

Surdez Canina

Referências bibliográficas

Ashton, N., Barnett, K.C., Sachs, D.D. Retinal dysplasia in the Sealyham terrier. J. Path. Bact. 1968;96:269.

Padrão oficial da raça Sealyham Terrier. CBKC, maio, 2009. Disponível em: <http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_90.pdf>

Sealyham Terrier. AKC. Disponível em:< http://www.akc.org/dog-breeds/sealyham-terrier/>

Sealyham Terrier. Canal do Pet – Guia de Bichos. Disponível em: < http://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/cachorros/sealyham-terrier/57a23d625ac14f092055b36c.html>

Ficha do Sealyham Terrier. Guia de Raças. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/sealyham-terrier/>

Sealyham Terrier. Raças de Cachorro. Disponível em: <https://www.racasdecachorro.com.br/sealyham-terrier>

Federation Cynologique Internatiole. Disponível em: http://www.fci.be/en/

Imagem: Disponível em:< http://www.yourpurebredpuppy.com/reviews/sealyhamterriers.html >