Spaniel D’água Americano

Nome da Raça

Spaniel D’água Americano

Porte

Médio

Peso

Fêmeas: 11,5 a 18 kg. Machos: 13,5 kg a 20,5 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 38 a 46 cm. Machos: 38 a 46 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Inteligente, charmoso, amigável

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

O Spaniel D’água Americano, também conhecido como Cão D’água Americano ou American Water Spaniel (AWS), nos EUA, possui origem desconhecida, mas se sabe que a raça foi desenvolvida nos Estados Unidos ao redor dos Estados de Wisconsin e Minnesota, principalmente nas áreas dos Grandes Lagos, no norte do país.

Seus ancestrais provavelmente incluem o Spaniel D’água Irlandês, o Retriever de Pelo Ondulado, o Field Spaniel, e o agora extinto Spaniel D´água Inglês.

Desde o século XVIII, tem sido usado para trabalhos em fazendas e para a caça. Costuma caçar tanto animais de pena como de pele, sendo capaz de apontar esquilos em árvores latindo e era muito utilizado para caçadas de aves. Ia com os caçadores dentro dos botes e, quando as presas eram capturadas, ele pulava na água para buscá-las e trazê-las ao barco. É um nadador exemplar que usa seu rabo como leme, nadando bem até em águas turbulentas.

A raça foi reconhecida pela AKC em 1940. É considerada uma raça rara, sendo que apenas 270 foram registrados pela AKC em 1990, mas se acredita que existem bem mais que não foram registrados, sem falar naqueles que foram registrados em outros canis. É considerado o cão oficial do Estado de Wisconsin.

Nome original

American Water Spaniel

País de origem

Estados Unidos da América

Características gerais

Aspectos raciais

Sua aparência geral é de um cão ativo, musculoso de tamanho mediano com uma pelagem que vai do ondulado ao encaracolado.

A cabeça deve estar em proporção com o todo do cão, de comprimento moderado. A expressão é alerta, auto-confiante, atrativa e inteligente. O stop é moderadamente definido, mas não muito pronunciado. A trufa é preta ou marrom escura. 

Os lábios são secos e aderentes, sem excesso de peles ou rugas. Apresenta mordedura em tesoura ou torquês.

Os olhos possuem tamanho médio, bem separados, e apesar de ligeiramente arredondados, não devem ser protrusos ou salientes. A cor dos olhos pode ir do marrom amarelado claro ao marrom, avelã ou de tom escuro para harmonizar com a cor da pelagem. Olhos amarelos são desqualificantes.

As orelhas são lobulares, longas e largas com suas pontas se estendendo até a trufa. Seu pescoço é redondo e de comprimento médio, forte e musculoso, livre de pregas e seu tronco é bem desenvolvido, firmemente construído, mas não exageradamente compacto.

A cauda possui comprimento moderado, curvada, afila gradativamente até a sua ponta; portada alegremente e coberta por pelos moderados formando franjas. 

Os membros anteriores têm comprimento médio, retos e com boa ossatura e os posteriores são moderados em comprimento, fortes e retas com boa estrutura óssea. O tamanho das patas em harmonia com o tamanho do cão. Dedos bem fechados, palmados e com almofadas plantares bem desenvolvidas. O Spaniel D’Água Americano, move-se com equilíbrio entre a propulsão e o alcance.

O pelo pode ir do ondulado uniforme até o encaracolado (crespo). É indispensável que haja um subpelo que proveja suficiente densidade para protegê-lo do clima, da água oudo ambiente hostil, mas nunca muito rude ou muito macio. 

Cor: Fígado, marrom ou chocolate escuro sólidos. Um pouco de branco nos dedos ou no peito é permitido.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Inteligente, amigável, dócil e com bastante disposto a agradar o proprietário, o Spaniel D’água Americano, é uma ótima opção como cão de companhia.

Adora brincar com crianças e é muito carinhoso com as pessoas de seu convívio, porém tende a ser reservado com estranhos. Ele gosta muito de companhia, e pode se sentir triste e estressado se for deixado longas horas sozinho.

Socializa-se bem com outros cães da família, mas pode se tornar agressivo com outros cães que lhe sejam estranhos, mas normalmente costuma ser gentil com outros animais.

Tem expectativa de vida de 12 a 15 anos.

Por ser um cão bastante ativo, necessita de quantidade excessiva de exercícios físicos diários, podendo ser uma ótima companhia de caminhadas ou corridas. Atividades como sair para nadar ou brincar de bola com crianças são ideais para este cão.

Por conta de toda essa energia, sem uma liderança adequada em que as regras e limites estejam bem claros, Cães D’água Americanos podem rapidamente de tornarem autoritários, portanto é importante adestrá-lo desde filhote para que se torne um animal equilibrado. Ele é muito obediente, já que foi treinado para ser um cão de caça. Portanto entende muito bem os comandos que recebe e está sempre pronto para fazer aquilo que lhe foi ordenado.

Seus pelos devem ser escovados semanalmente e seus ouvidos checados e limpos regularmente para evitar ocorrência de infecções. Por ganhar peso facilmente, deve-se tomar cuidado com excesso de alimentação para este animal.

Predisposição à doenças

Cardiovasculares

Irregularidades Cardíacas

Dermatológicas

Displasia Folicular

Endócrinas

Hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing)

Hipotireiodismo

Diabetes mellitus

Musculoesqueléticas

Displasia coxo-femoral

Neurológicas

Mielopatia degenerativa

Epilepsia

Oftálmicas

Desordens Oculares

Referências bibliográficas

Padrão Oficial da Raça Spaniel D’água Americano. CBKC, jan., 1999. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_178.pdf>

American Water Spaniel. AKC. Disponível em: < http://www.akc.org/dog-breeds/american-water-spaniel/>

Cão d’Água americano. Raças de Cachorro. Disponível em: < https://www.racasdecachorro.com.br/cao-dagua-americano>

Cão d’Água americano. Vida Animal. Disponível em <https://vidanimal.com.br/animal/cao-dagua-americano/>

MORRISON, P.R. American Water Spaniel. Kennel Club Books, 2007. 115 p.

Federation Cynologique Internationale. Disponível em: <http://www.fci.be/en/>

Imagem: Disponível em: < http://www.petguide.com/breeds/dog/american-water-spaniel/>