Spaniel D’água Irlandês

Nome da Raça

Spaniel D’água Irlandês

Porte

Médio

Peso

Fêmeas: 20 a 26 kg. Machos: 25 a 31 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 51 a 56cm. Machos: 53 a 59cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Corajoso, brincalhão, inteligente e leal

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

O Spaniel D’água Irlandês, também conhecido como Cão D’água Irlandês ou Irish Water Spaniel provém de uma linhagem muito antiga, porém sua exata origem permanece obscura.

Geralmente se diz que os Spaniels d’Água evoluíram de cães originários da Pérsia e que foram para a Irlanda através da Espanha. Por possuir “rabo de rato” (característica que não aparece em qualquer outro cão), tem-se como certo que a raça, como se apresenta hoje, teve um ancestral entre os cães nativos da Irlanda. 

Apareceu pela primeira vez em 1862, numa exposição em Birmingham e alcançou grande sucesso em exposições na segunda metade do século XIX. Em 1890, foi criado o primeiro clube dedicado ao Cão d’água Irlandês.

Esta raça foi desenvolvida para possuir resistência e habilidade na água, além de colaborar na caça selvagem perto de pântanos e lagos.

Nas décadas de 1920 e 30, fixou-se em terras americanas, canadenses e francesas, mas durante a Segunda Guerra Mundial, foi quase completamente dizimado, restando inclusive pouquíssimos exemplares, seguindo-se esse declínio até os anos 1950. Até hoje é considerado um cão bastante raro. Foi oficialmente reconhecido pelo AKC em 1884.

Nome original

Irish Water Spaniel

País de origem

Irlanda

Características gerais

Aspectos raciais

Sua aparência geral é de um cão inteligente, de aparência saudável, fortemente construído, compacto ou vigoroso. Sua expectativa de vida é de 12 a 13 anos de idade. Seu crânio e cabeça devem ser de bom tamanho. Possui stop moderado. Na face, seus pelos crescem em uma linha estreita, formando uma barba atrás do maxilar inferior. Sua trufa é grande e bem desenvolvida, de cor fígado escuro e seu focinho é longo, forte e um tanto quadrado. Apresenta mordedura em tesoura.

Os olhos são comparativamente pequenos, amendoados, âmbar escuros ou avelã escuros, com aparência muito inteligente. As orelhas são muito longas, cobertas com pelos encaracolados e longos.

Possui pescoço bastante longo, forte e arqueado e tronco de bom tamanho, sendo, como um todo, proporcionado para dar a aparência de barril, acentuado pelos arcos das costelas. Apresenta cauda lisa, forte e grossa em sua raiz (onde aproximadamente 10cm são cobertos com pelos mais curtos que formam pequenos caracóis), e gradualmente afilando, terminando em um ponto bem fino.

Os membros anteriores e posteriores são muito poderosos e as patas são grandes, arredondadas e espalhadas. Bem cobertas de pelos, tanto em cima quanto entre os dedos. A movimentação tem uma característica peculiar a esta raça que é o “rolling” produzido pelas suas costelas em barril.

O pelo é denso, firme, crespo, inteiramente livre de lanosidade, mas com uma oleosidade natural. Cor: Marrom avermelhado muito rico, mancha branca no peito é indesejada.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Spaniel D’água Irlandês é bastante leal e apegado à família, gosta de brincar com crianças e se relaciona bem com outros animais que convivam com ele desde pequeno. Importante ficar atento a sua atitude em relação a aves, pois possui instinto de caçador.

Apesar de inteligente, resistente, corajoso, arrojado e reservado com estranhos, não é considerado um bom cão de guarda. Por ser extremamente ativo e ágil, necessita de atividades físicas e mentais diárias para que se mantenha equilibrado e agradável. Ele aprecia muito estar ao ar livre, portanto é ideal que viva em uma casa com quintal, no qual possa gastar sua energia e evitar problemas de comportamento.

É recomendado treiná-lo desde filhote, pois pode ser um pouco teimoso, se não for bem educado. Deve-se escovar seus pelos semanalmente e promover banhos de forma ocasional. Seus ouvidos necessitam ser observados e limpos periodicamente para evitar infecções.

Sensibilidade a fármacos

Sulfonamidas

Ivermectina

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Displasia Folicular

  • perda dos pelos começa aos 2-4 anos
  • ocorre principalmente nos flancos

Endócrinas

Hipotireoidismo

Musculoesqueléticas

Displasia do Cotovelo

Displasia Coxo-femoral

Oftálmicas

Catarata

Otológicas

Otite

Referências bibliográficas

Padrão Oficial da Raça Spaniel D’água Irlandês. CBKC, nov., 2002. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_177.pdf>

Irish Water Spaniel. AKC. Disponível em: <http://www.akc.org/dog-breeds/irish-water-spaniel/>

Cão D'água Irlandês. Raças de Cachorro. Disponível em: < https://www.racasdecachorro.com.br/cao-dagua-irlandes>

Cão D' Água Irlandês. Adimaxpet. Disponível em: < http://www.adimaxpet.com.br/noticias/racas/cao-d-agua-irlandes>

Federation Cynologique Internationale. Disponível em: <http://www.fci.be/en/>

THOMAS, A.; O’NEILL, D.; GOUGH, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs. Jonh Wiley & Sons Ltd. 3 ed. 2018. 

Imagem: Disponível em: < http://www.vetstreet.com/dogs/irish-water-spaniel>