Spaniel da Picardia

Nome da Raça

Spaniel da Picardia

Porte

Médio

Peso

Fêmeas: 19 a 21 kg. Machos: 19 a 21 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 55 a 60 cm. Machos: 55 a 62 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Inteligente, educado, adaptável, leal e caçador

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

O Spaniel da Picardia, também conhecido como Picardy Spaniel, descende dos antigos Spaniels Franceses, os quais foram cruzados com os Setters Ingleses e os Gordon Setters.

Este cão foi descrito nos escritos de Gaston Phoebus e Henri Ferriere no final do século 14 e se tornou o favorito da realeza, visto que acompanham os reis e príncipes em expedições de caça. Isso foi evidenciado na pintura de Desportes e Oudry.

Sua popularidade aumentou após a Revolução Francesa, quando foi abolido o privilégio de possuir cães de caça apenas à nobreza. A pelagem resistente às más condições atmosféricas e sua capacidade de resistir ao calor tornaram-no o cão favorito da região da Picardia.

Já no início do século 19, sua popularidade diminuiu quando as preferências dos ricos caçadores franceses deslocaram-se para cães de caça ingleses.

O Spaniel da Picardia foi diferenciado do Spaniel Azul da Picardia, pois este se distingue pela sua pelagem azulada que é um efeito da cinza e pontilhado preto. Em 1921, foi formado o Picard Spaniel e Blue Picardy Spaniel Club.

Nome original

Epagneul Picard

País de origem

França

Características gerais

Aspectos raciais

Seu aspecto geral é de um cão bem compacto de aspecto doce e expressivo. Tem expectativa de vida de 12 a 14 anos. O porte da cabeça é alegre e imponente e seu stop é bem inclinado, sem formar um ângulo reto. Sua trufa é marrom, média e bastante redonda. Apresenta focinho longo e bastante largo.

Seus lábios têm espessura média, um pouco descidos, não muito “pendentes” e seus olhos são de cor âmbar escuro, bem abertos; olhar franco e muito expressivo. As orelhas estão inseridas bastante baixas, bem enquadradas na cabeça, com belos pelos ondulados.

O pescoço é bem inserido e musculoso; suas ancas são ligeiramente mais baixas que a cernelha. A cauda apresenta-se não inserida muito alta, formando duas ligeiras curvas, convexa e côncava; não muito longa; adornada de belos pelos sedosos.

Possui membros fortes e musculosos e bom desenvolvimento dos membros anteriores. As patas são redondas, largas, justas e com um pouco de pelo entre os dedos.

A pele é bastante fina e elástica; o pelo é grosso e não muito sedoso; fino na cabeça e ligeiramente ondulado sobre o corpo.

Cor: Mosqueado de cinza com manchas marrons sobre diversas partes do corpo e na raiz da cauda; mais frequentemente manchado de fogo na cabeça e nas patas.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Trata-se de um cão inteligente e bem-educado, o qual gosta de agradar a família, mostrando-se leal e apegado ao proprietário. É ótimo com crianças e se dá bem com outros cães, contudo tende a perseguir animais de pequeno porte.

É bastante adaptável, resistente e possui forte instinto de caça. O ideal é que viva em uma casa com quintal para que possa gastar sua energia, já que é um cão que requer excesso de atividades físicas e mentais. Portanto, é necessário que sejam praticados exercícios físicos diariamente com este animal. Apesar disso, adora ficar dentro de casa na companhia da família.

Recomenda-se que seus pelos sejam escovados semanalmente e que seus ouvidos sejam observados e limpos periodicamente.

Predisposição à doenças

Oftálmicas

Otite

Referências bibliográficas

Padrão Oficial da Raça Spaniel da Picardia. CBKC, set., 1998. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_160.pdf>

Spaniel da Picardia. Cino Clube Vivar. Disponível em: <https://cinoclubebivar.wordpress.com/?s=Spaniel+da+Picardia>

Spaniel da Picardia. Mundo Animal. Disponível em: <http://mundoanimal.net.br/spaniel-da-picardia/>

Épagneul Picard. Arca de Noé. Disponível em: < http://www.arcadenoe.pt/raca/_pagneul_picard/617>

Epagneul Picard. UKC. Disponível em: <https://www.ukcdogs.com/epagneul-picard>

Federation Cynologique Internationale. Disponível em: <http://www.fci.be/en/>

Imagem: Disponível em: < http://duboisdelavannerie.chiens-de-france.com/epagneul-picard.html>