Spaniel Japonês (Chin)

Nome da Raça

Spaniel Japonês (Chin)

Porte

Pequeno

Peso

Fêmeas: 3 a 5 kg. Machos: 3 a 5 kg

Altura na Cernelha

Machos: Aproximadamente 25 cm. Fêmeas: Ligeiramente menores

Nível de atividade

Médio

Temperamento

Inteligente, alerta, afetuoso e gentil

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

Os ancestrais do Spaniel Japonês, também conhecido como Japanese Chin ou simplesmente Chin, foram presenteados pelos governantes da Coréia, durante a Dinastia Silla, à corte Japonesa, em 732. Durante o reinado de Shogunate Tsunayoshi Tokugawa (1680 a 1709), a raça foi criada como um cão de companhia dentro do Castelo de Edo. 

Acredita-se que o Chin tenha a mesma ascensão como o Pequinês Tibetano e alguns cães. A presença desses cães está intimamente ligada ao budismo, que sempre lhes conferiu um caráter sagrado.

Sua expansão para a Europa foi feita através de negociações mercantis (especialmente com navios espanhóis e portugueses). Os nobres ingleses identificaram-se muito com este cão, chegando inclusive a ser comum encontrá-los com a Rainha Victoria da Inglaterra. Em 1853, o Comandante Perry levou vários para os Estados Unidos.

Desde 1868, o Chin foi utilizado como “cão de colo” das senhoras das classes mais altas, portanto manteve-se a tradição da raça com a nobreza. No Brasil, sua criação ainda é pequena. Foi oficialmente reconhecido pelo AKC em 1888.

Nome original

Chin

País de origem

Japão

Características gerais

Aspectos raciais

Sua aparência geral é de um cão de pequeno porte com a face larga, coberta com pelos

em abundância, representando uma figura elegante e graciosa. Possui crânio largo e redondo e stop profundo e recuado. A cana nasal é muito curta e larga, a trufa em uma linha reta com os olhos; de cor preta ou cor de carne escura, de acordo com a coloração da pelagem. As narinas são bem abertas.

A mordedura em torquês é desejável, mas em tesoura ou prognatismo inferior são aceitáveis. Os olhos são grandes, sem exageros, redondos, de implantação bem separada e de cor negro brilhante. As orelhas são longas, triangulares, penduradas e cobertas com pelos longos.

Apresenta pescoço bastante curto e portado alto; o dorso é curto e reto e o lombo é largo e levemente arredondado. A cauda é portada alta, sobre o dorso, e coberta com profusos pelos longos. 

Os membros anteriores têm braços retos, com ossos delicados, sendo que a parte posterior dos braços, abaixo dos cotovelos é franjada. As patas anteriores são pequenas e em forma de lebre, preferencialmente franjadas entre os dedos. Os membros posteriores têm pernas moderadamente anguladas, com a face posterior das coxas cobertas com franjas. As patas posteriores também são pequenas e em forma de lebre, sendo desejável que sejam cobertas como tufos de pelos.

Movimenta-se de forma elegante, leve e orgulhosa. Seu pelo é sedoso, reto e longo. Todo o corpo, exceto a cabeça, é coberto com pelos em abundância. As orelhas, pescoço, coxas e cauda são cobertos com franjas abundantes.

Cor: Branco com marcações pretas ou vermelhas. Marcas simetricamente distribuídas em volta dos olhos, sobre as orelhas, bem como em todo o corpo são desejáveis. Uma mancha branca brilhante do focinho até a coroa é especialmente desejável.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Charmoso, amoroso, brincalhão e companheiro com sua família, sociável e dócil com crianças e outros animais, o Spaniel Japonês é considerado um ótimo cão de companhia. Mostra-se reservado com estranhos. Possui expectativa de vida de 10 a 12 anos.

É agitado e um pouco teimoso, mas após gastar sua energia, passa a ficar tranquilo e costuma não dar muito trabalho aos proprietários. É necessário que sejam praticados exercícios físicos diários com este cão e seria interessante que vivesse em local espaçoso para poder brincar.

Possui facilidade em aprender, por isso torna os treinamentos situações rápidas e simples. Quanto mais cedo for iniciado o adestramento, melhor para seu aprendizado. Como dito anteriormente, o temperamento desse cão pode ser teimoso, porém nada que um bom treinamento não resolva.

Requer escovação e banhos regulares para se manter saudável. É aconselhável manter as orelhas sempre bem secas, sem excesso de cera e limpas. Os seus grandes olhos devem ser protegidos contra arranhões e corpos estranhos.

Predisposição à doenças

Musculoesqueléticas

Luxação de Patela

Neurológicas

GM2- Gangliosidose

  • doença do armazenamento lipossomal
  • rara

Oftálmicas

Catarata

Referências bibliográficas

Padrão Oficial da Raça Spaniel Japonês. CBKC. Disponível em: <http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_201.pdf>

Japanese Chin. UKC. Disponível em: <https://www.ukcdogs.com/japanese-chin>

Spaniel Japonês – Saiba tudo sobre esta raça. Clube para cachorros. Disponível em: <https://www.clubeparacachorros.com.br/racas/spaniel-japones-caracteristicas-personalidade-cuidados-e-saude/>

Ficha do Chin. CachorroGato. Disponível em:< http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/chin-spaniel-japones/>

Spaniel Japonês. Raças de Cachorro. Disponível em: <https://www.racasdecachorro.com.br/spaniel-japones>

Japanese Chin. AKC. Disponível em: <http://www.akc.org/dog-breeds/japanese-chin/>

THOMAS, A.; O’NEILL, D.; GOUGH, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs. Jonh Wiley & Sons Ltd. 3 ed. 2018. 

Federation Cynologique Internationale. Disponível em: <http://www.fci.be/en/>

Imagem: Disponível em: < https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chin_posing.jpg>