Spitz Japonês

Nome da Raça

Spitz Japonês

Porte

Médio

Peso

Fêmeas: aproximadamente 10 kg. Machos: aproximadamente 10 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 30 a 34 cm. Machos: 33 a 38 cm

Nível de atividade

Média / Alta

Temperamento

Alegre, dócil, inteligente e ativo

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

Acredita-se que a origem do Spitz Japonês, também conhecido como Japanese Spitz ou Nihon Supittsu, seja o grande Spitz Branco que foi trazido do Japão em torno de 1920, via Sibéria e parte do Nordeste da China. Em seu auge no Japão, foi utilizado como cão de guarda.

Em torno de 1921, a raça foi exibida, pela primeira vez, em uma exposição em Tóquio. Entre 1925 e 1936, diversas raças de cães brancos do tipo spitz foram importadas para Canadá, Estados Unidos, Austrália e China para trabalhos de aprimoramento genético. A prole de todos estes cães foi cruzada para criar a raça que foi reconhecida no Japão em 1948 como Spitz Japonês. 

A raça ganhou notoriedade após a Segunda Guerra Mundial e os exemplares da nova e aprimorada raça começaram a ser exportados na década de 1950, chegando à Suécia e posteriormente à Inglaterra, onde obtiveram reconhecimento pelo Kennel Club em 1977.

Não há registros claros sobre a vinda da raça para o Brasil. Tem ficado mais popular na Europa e na América do Norte.

Nome original

Nihon Supittsu

País de origem

Japão

Características gerais

Aspectos raciais

De constituição robusta e balanceada, sua harmoniosa beleza lhe dá um aspecto vivaz, digno e elegante, peculiar desta raça.

Sua cabeça é moderadamente larga e arredondada. Possui stop definido e trufa pequena, redonda e preta. O focinho é pontudo e sua mordedura apresenta-se em tesoura.

Seus olhos são moderadamente grandes, de cor escura com bordas pretas. As orelhas são triangulares e eretas. 

Apresenta pescoço moderadamente longo e sua cauda é inserida alta e franjada sobre o dorso. Os membros anteriores revelam ombros bem inclinados; antebraços, retos; cotovelos bem próximos ao corpo. Os posteriores são musculosos; joelhos e jarretes moderadamente angulados. As patas podem ser consideradas como “pés de gato”. Os coxins são grossos e desejavelmente pretos, assim como as unhas.

Tem movimentação rápida e ativa. Coberto por uma profusa pelagem longa, reta e eriçada especialmente do pescoço até os ombros, e antepeito coberto por uma bonita juba. Subpelo curto, macio e denso. A cauda também possui longas e profusas franjas. Cor: Branco puro.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Spitz Japonês é um cão alegre, afetuoso, companheiro e leal com seus proprietários, se mostra particularmente gentil com as crianças e se dá bem com pessoas idosas e animais de estimação.

Embora não seja um cão barulhento, mantém uma vigilância minuciosa em seu lar, sendo bastante atento. Caso perceba algum perigo ou alguma emergência, prontamente irá latir para avisar que algo está errado.

Responde bem aos treinamentos em casa, desde que o proprietário mostre adequada autoridade e seja firme na sua educação para que tenha um comportamento harmonioso. 

Apesar de suportarem as baixas temperaturas, foi criado como cão de companhia e prefere viver dentro de casa. Desta forma, pode ser criados em apartamentos desde que sejam praticados exercícios físicos diariamente com este animal, já que se trata de uma raça bastante ativa.

Apesar de ser branco e de pelagem longa, é considerado um cão de fácil manutenção, necessitando de escovações regulares e banhos ocasionais.

Predisposição à doenças

Congênitas

Mancha Lacrimal

  • maior frequência em fêmeas

Genéticas

Despigmentação do Nariz (Nariz rosa ou manchado no Spitz Japonês)

Neurológicas

Encefalite Necrosante

Referências bibliográficas

Padrão Oficial da Raça Spitz Japonês. CBKC. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_124.pdf>

Spitz Japonês. Guia de Raças. Disponível em: < http://www.guiaderacas.com.br/cachorros/racas/spitz-japones.shtml>

Japanese Spitz. UKC. Disponível em: <https://www.ukcdogs.com/japanese-spitz>

Spitz Japonês. Tudo sobre cachorros. Disponível em: < http://tudosobrecachorros.com.br/spitz-japones/>

Spitz Japonês. Mundo Animal. Disponível em: < http://mundoanimal.net.br/spitz-japones/>

Spitz Japonês. Raças de Cachorro. Disponível em: < https://www.racasdecachorro.com.br/spitz-japones>

Watanabe Fukuyama Kennel. Disponível em: <https://www.wfkennel.com/a-raca>

JERICÓ, Márcia Marques; ANDRADE NETO, João Pedro de; KOGIKA, Márcia Mery. Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. 1. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2015.

Federation Cynologique Internationale. Disponível em: <http://www.fci.be/en/>

Imagem: Disponível em: < http://cachorroidealoficial.blogspot.com.br/2010/07/spitz-japones.html>