Terrier Alemão de Caça (JAGD)

Nome da Raça

Terrier Alemão de Caça (JAGD)

Porte

Pequeno

Peso

Fêmeas: 7,5 a 8,5 kg. Machos: 9 a 10 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 33 a 40 cm. Machos: 33 a 40 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Corajoso, resistente, inteligente e experiente caçador

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

O Terrier Alemão de Caça, também conhecido como Jagdterrier, German Jagdterrier, Deutscher Jagdterrier, German Hunt Terrier ou apenas Jadg, é uma raça relativamente nova, desenvolvida na Alemanha na virada do século XX. Possui expectativa de vida de 10 a 12 anos de idade.

Os fundadores do Terrier Alemão de Caça foram quatro terriers pretos e castanhos descendentes dos Fox Terrier de pura linha. Após anos de acasalamentos com o Old English Wirehaired Terrier, assim como o do Welsh Terrier, fixou-se a aparência da raça. Além disso, o Jagd também possui em seus genes sangue de Pinscher e Teckel (Dachshund).

Seu objetivo de criação era desenvolver um cão com diversos talentos, fácil de ser treinado, vigoroso, que latisse durante a caçada, que gostasse de água com um explícito instinto de caça. O Clube Alemão do Terrier de Caça (Deutscher Jagdterrier Club e. V.) foi fundado em 1926.

Nome original

Deutscher Jagdterrier

País de origem

Alemanha

Características gerais

Aspectos raciais

Sua aparência geral é de um cão de utilidade para a caça, pequeno, geralmente preto e castanho, compacto e bem proporcionado.

Possui cabeça alongada, ligeiramente em forma de cunha, sem ser pontiaguda. Seu stop é ligeiramente marcado. A trufa é preta, mas quando a pelagem dominante é marrom, a trufa pode ser desta cor. O focinho é forte com queixo fortemente pronunciado. Apresenta completa mordedura em tesoura.

Os olhos são escuros, pequenos, ovais, bem colocados, de tal maneira que, dificilmente serão feridos. A expressão é determinada. Possui orelhas inseridas altas, não muito pequenas, em forma de “V”; orelhas semi-eretas, tocando ligeiramente a cabeça.

O pescoço é forte e não muito longo. A cauda deve ser portada horizontalmente ou ligeiramente em forma de sabre. Era costume realizar a caudectomia, mas é importante lembrar que este procedimento é proibido por lei no Brasil se feito apenas por estética.

Os membros anteriores vistos de frente, são retos e paralelos; vistos de perfil, são bem colocados embaixo do corpo. Os posteriores, vistos por trás, são retos e paralelos. As patas apresentam dedos bem próximos entre si com coxins plantares suficientemente grossos, duros, resistentes e bem pigmentados. São paralelas, tanto paradas, quanto em movimento, não virando nem para dentro, nem para fora. 

Sua movimentação mostra-se livre, com ampla cobertura do solo, com bom alcance de frente e poderosa propulsão do posterior. A pele é grossa, aderente e sem dobras. Tem pelo liso e denso; pelo duro áspero ou pelo liso grosseiro.

Cor: Preto, marrom escuro ou preto acinzentado, com fulvo (amarelo avermelhado). Manchas claramente definidas nas sobrancelhas, focinho, peito, pernas e na base da cauda. Uma máscara clara ou escura é igualmente permitida; pequenas manchas brancas no peito e nos dedos são toleradas.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Terrier Alemão de Caça é um experiente caçador, mostrando-se implacável, resistente e robusto. Devido a sua determinação para trabalhar e sua enorme energia, a raça não deve ser selecionada estritamente como um pet, embora seja bastante amigável com as pessoas e tenda a se dar bem com crianças e outros animais.

Ele é dócil e obediente no treinamento, gosta de água, é muito vigoroso e late durante a caça, o que é muito apreciado durante as caçadas para que os caçadores saibam a direção que os cães estão seguindo.

Recomenda-se que viva em regiões ao ar livre, pois não é um bom cão para ser criado na cidade, tornando-se muito nervoso se viver fechado, já que necessita de muitas atividades físicas e mentais diárias. 

Exige escovação e banhos ocasionais. As orelhas devem ser observadas e limpas para evitar infecções.

Predisposição à doenças

Não existem registros de predisposição a doenças específicas nesta raça.

Referências bibliográficas

Padrão Oficial da Raça Terrier Alemão de Caça – JAGD. CBKC. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_93.pdf>

Jagdterrier. UKC. Disponível em: <https://www.ukcdogs.com/jagdterrier>

Ficha do Terrier Alemão de caça Jagd. CachorroGato. Disponível em: <http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/terrier-alemao-caca-jagd/>

Terrier Alemão de caça Jagd. Mundo Animal. Disponível em: <http://mundoanimal.net.br/terrier-alemao-de-caca-jagd/>

Jagdterrier. AKC. Disponível em: <http://www.akc.org/dog-breeds/jagdterrier/>

Jagdterrier. Pet Guide. Disponível em: <http://www.petguide.com/breeds/dog/jagdterrier/>

Federation Cynologique Internationale. Disponível em: <http://www.fci.be/en/>

Imagem: Disponível em: < http://www.dogbreedslist.info/all-dog-breeds/Jagdterrier.html#.WpGtGajwbIU>