Tosa

Nome da Raça

Tosa

Porte

Grande

Peso

Fêmeas: 45 a 90 kg. Machos: 45 a 90 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: mínimo de 55 cm. Machos: mínimo de 60 cm

Nível de atividade

Média

Temperamento

Paciente, corajoso, afetuoso e confiante

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

O Tosa, também conhecido como Tosa Inu, Tosa Ken, Mastim Japonês, Mastiff Japonês e Tosa Token, foi originado no século XIX, na Ilha de Shikoku, localizada no Japão, como um cão de luta e combate por ser destemido e possuir excelentes habilidades atléticas. É considerada uma raça rara.

Esta raça foi desenvolvida como um híbrido de Shikoku-ken e de raças Ocidentais, as quais são: Bulldogs, Mastiffs, Pointers Alemães e Dogues Alemães. De acordo com alguns registros, São Bernardos e Bull Terriers também foram envolvidos, mas não é conhecido em que época foram utilizados.

No Japão, os Tosas são o equivalente canino dos lutadores de Sumo, sendo tratados com grande honra e cerimônia. Essa raça que já era considerada rara chegou perto da extinção durante a Segunda Guerra Mundial. 

Desde 1997 faz parte do Foundation Stock Service (FSS), seguimento do AKC que serve como uma manutenção de registros de raças raras, visando a melhoria das mesmas pelos seus criadores até que aquela determinada raça atenda todos os padrões para ser registrada pelo AKC.

Nome original

Tosa

País de origem

Japão

Características gerais

Aspectos raciais

Sua aparência geral é de um cão de tamanho grande com um porte imponente e construção robusta. 

Tem orelhas pendentes, pelagem curta, focinho quadrado e cauda também pendente e grossa na sua raiz. Possui crânio largo e stop preferivelmente abrupto. A trufa é larga e preta; o focinho é moderadamente longo. Apresenta mordedura em tesoura. Os olhos são preferivelmente pequenos, de cor marrom escuro e com expressão digna. As orelhas são relativamente pequenas, bastante finas, implantação alta nos lados do crânio e pendentes junto às bochechas.

Possui pescoço musculoso e com barbelas. O dorso é nivelado e reto; o lombo é largo e musculoso. Sua cauda é grossa em sua raiz, afinando em direção à ponta, alcançando os jarretes quando está baixa.

Apresenta membros anteriores fortes e moderadamente longos; os posteriores têm músculos bem desenvolvidos, com as articulações do joelho e jarrete moderadamente anguladas e fortes. As patas possuem dedos fechados e apertados. Os coxins são grossos e elásticos. Unhas duras e preferencialmente escuras.

Sua movimentação é robusta e poderosa. Tem pelo curto, duro e denso. Cor: Vermelho, fulvo, abricó, preto e tigrado. Ligeiras marcas brancas no peito e nas patas são permitidas. 

Possui expectativa de vida de aproximadamente 12 anos.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Tosa é bastante afetuoso com sua família. Apesar de ser gentil e paciente com crianças, lida melhor com elas quando não são muito pequenas. Mostra-se um ótimo cão de guarda devido a seu comportamento vigilante e corajoso.

É geralmente tranquilo, quieto e obediente, respondendo bem ao adestramento com reforço positivo, devido ao seu inerente desejo de agradar o dono. É importante que o treinamento tenha início desde filhote e que seja guiado por um líder firme, confiante e calmo.

A socialização deste animal com pessoas e outros animais desde pequeno é bastante importante, pois tende a ser reservado com estranhos e dominante com outros cães. Se considerar outros animais como intrusos, pode reagir agressivamente devido a sua natureza territorialista.

O ideal é que viva dentro de casa com sua família, porém com acesso ao quintal. Precisa de espaço e de exercícios físico diários. É recomendado que seus pelos sejam escovados semanalmente.

Predisposição à doenças

Infecciosas

Babesiose

  • Alta incidência desta raça reportada no Japão
  • Geralmente subclínica

Referências bibliográficas

Padrão Oficial da Raça Tosa. CBKC. Disponível em: <http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_69.pdf>

Tosa. AKC. Disponível em: < http://www.akc.org/dog-breeds/tosa/detail/>

Tosa Ken. UKC. Disponível em: < https://www.ukcdogs.com/tosa-ken>

Tosa. Guia de Raças. Disponível em: < http://www.guiaderacas.com.br/Tosa.shtml>

Tosa Inu. Mundo Animal. Disponível em: < http://mundoanimal.net.br/tosa-inu/>

Ficha do Tosa Inu. CachorroGato. Disponível em: <http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/tosa-inu/>

Tosa. Portal do Dog. Disponível em: < http://portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/tosa/>

Tosa Inu. Harakhan Kennel. Disponível em: <https://harakhankennel.com/tosa-inu/>

THOMAS, A.; O’NEILL, D.; GOUGH, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs. Jonh Wiley & Sons Ltd. 3 ed. 2018. 

Federation Cynologique Internationale. Disponível em: <http://www.fci.be/en/>

Imagem: Disponível em: <http://www.caesonline.com/tosa-historia-caracteristicas-e-temperamento/raca-tosa-1/>