Toy Fox Terrier

Nome da Raça

Toy Fox Terrier

Porte

Pequeno

Peso

Fêmeas: 1,6 kg a 3 kg. Machos: 1,6 kg a 3 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 21,25 cm a 28,75 cm. Machos: 21,25 cm a 28,75 cm

Nível de atividade

Média / Alta

Temperamento

Leal, amigável, inteligente, alerta e adaptável

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

O Toy Fox Terrier é proveniente do cruzamento do Fox Terrier de Pelo Liso com várias raças toys (incluindo Min Pins, Greyhounds Italianos, Chihuahuase e Manchester Terriers) com a intenção de o miniaturizar.

Foi desenvolvido em meados da década de 1930 nos EUA, sendo uma miniatura do Fox Terrier de Pelo Liso. Em 1936, a UKC registrou o Toy Fox Terrier com seu nome atual. A raça foi reconhecida oficialmente pela AKC em 2003. Ele também é conhecido como o Amerigo.

Nome original

Toy Fox Terrier

País de origem

Estados Unidos da América

Características gerais

Aspectos raciais

O Toy Fox Terrier é um cão toy e terrier bem balanceado, de aparência atlética, exibindo graça e agilidade na mesma medida que na força e no vigor.

Apresenta cabeça elegante, balanceada e expressiva, sem ser absolutamente grosseira. Sua expressão é inteligente, alerta, viva e cheia de interesse. O stop é médio e ligeiramente inclinado. Possui trufa preta, com exceção da cor chocolate, onde a cor da trufa acompanha a cor do cão. Seu focinho está mais para forte do que fino, em proporção à cabeça como um todo e paralelo ao topo do crânio. A mordedura em tesoura é preferida.

Seus olhos são limpos, brilhantes, redondos, um pouco proeminentes e escuros, incluindo as bordas dos olhos; com exceção dos chocolates, cujas bordas, devem acompanhar a cor do cão. As orelhas são eretas, pontudas, em forma de “V” invertido, inseridas altas e juntas, com tamanho proporcional a cabeça e ao corpo.

O pescoço é portado ereto, ligeiramente arqueado, curvado, musculoso e sem barbelas. Seu tronco é balanceado e afinando ligeiramente das costelas aos flancos.

Apresenta cauda inserida alta, portada ereta e em proporção ao tamanho do cão. Era costume realizar o procedimento de caudectomia nesta raça, contudo é importante ressaltar que esta prática, se realizada apenas para fins estéticos, é proibida por lei no Brasil.

Os membros anteriores são inclinados e bem colocados para trás, unindo-se suavemente do pescoço ao dorso; os posteriores são bem angulados, fortes e musculosos. Possui patas pequenas e ovais e direcionadas para frente. Dedos fortes, bem arqueados e fechados com coxins profundos.

Sua movimentação é suave e fluente. A cabeça e a cauda portam-se eretas quando o cão está em movimento.

Apresenta pelo Brilhante, acetinado, de textura fina e lisa ao toque. Ligeiramente mais longo no pescoço, cobrindo uniformemente o corpo.

Cor:

Tricolor: Predominantemente preto na cabeça com manchas castanhas nas bochechas, lábios e em pontos dos olhos. Corpo com mais de 50% de branco, com ou sem manchas pretas.

Branco, Chocolate e Castanho: Predominantemente chocolate na cabeça com manchas castanhas nas bochechas, lábios e pontos dos olhos. Corpo com mais de 50% de branco, com ou sem manchas chocolate.

Branco e Castanho: Cabeça predominantemente castanha. Corpo com mais de 50% de branco, com ou sem manchas castanhas.

Branco e Preto: Cabeça predominantemente preta. Corpo com mais de 50% de branco, com ou sem manchas pretas.

Sua expectativa de vida é de 13 a 15 anos de idade.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Toy Fox Terrier é amigável, leal e ansioso para agradar seu proprietário. Apesar de seu pequeno tamanho, tem um perfil de cão de guarda e se mostra um fiel defensor de sua família. 

Ele exige participação em todos os momentos possíveis, portanto deseja estar na sala enquanto sua família realiza o jantar e até mesmo dormir na cama com seus donos.

Não é facilmente intimidado por outros pets, podendo querer brigar com cães muito maiores que ele. É importante que seja socializado desde filhote, já que não costuma se dar muito bem com estranhos.

Geralmente convive bem com crianças e gosta de brincar com elas. Porém, não é indicado para crianças muito pequenas.

Aprende tarefas novas rapidamente, adapta-se a diferentes situações e é fácil de ser treinado. O adestramento é bastante interessante, já que o Toy Fox Terrier pode se tornar possessivo e acreditar que é o líder da casa. Além disso, costuma latir bastante e se não forem colocados limites pode incomodar vizinhos e os próprios proprietários.

Devido ao seu instinto caçador não é recomendado deixá-lo sozinho com gatos ou outros animais menores. Se seus tutores permanecerem por muito tempo ausentes, pode adquirir comportamento destrutivo.

Adapta-se bem em apartamentos, desde que sejam praticados exercícios físicos diariamente, pois é um cão muito ativo e curioso, gostando de explorar o exterior.

Seu pelo deve ser escovado semanalmente e os banhos devem ser ocasionais. Os ouvidos necessitam ser observados e limpos regularmente para evitar infecções.

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Demodiciose

Endócrinas

Hipotireiodismo Congênito com Bócio

Hematológicas e imunológicas

Doença de von Willebrand

Musculoesqueléticas

Luxação de Patela

Doença de Legg-Calve-Perthes

Referências bibliográficas

Padrão Oficial da Raça Toy Fox Terrier. CBKC. Disponível em: <http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_225.pdf>

Toy Fox Terrier. AKC. Disponível em: <http://www.akc.org/dog-breeds/toy-fox-terrier/>

Toy Fox Terrier. UKC. Disponível em: <https://www.ukcdogs.com/toy-fox-terrier>

Toy Fox Terrier. Canal do Pet. Guia de Bichos. Disponível em: <http://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/cachorros/toy-fox-terrier/57a23d695ac14f092055b39d.html>

Toy Fox Terrier. Raças de Cachorro. Disponível em: <https://www.racasdecachorro.com.br/toy-fox-terrier>

Toy Fox Terrier. Mundo Animal. Disponível em: <http://mundoanimal.net.br/toy-fox-terrier/>

Toy Fox Terrier. Pet Md. Disponível em: <https://www.petmd.com/dog/breeds/c_dg_toy_fox_terrier>

Imagem: Disponível em: <https://www.littlethings.com/small-dog-breeds/>