O Vet Smart TV apresenta o curso online

Gestão da sanidade de vacas leiteiras: doenças que afetam a eficiência reprodutiva

Inicie agora mesmo
Instrutor
Rinaldo Baptista Vianna
Duração
1 hora e 17 minutos,
aproximadamente,
dividida em 6 módulos
Onde?
Transmissão ao vivo
pelos canais digitais
do Vet Smart

Sobre o curso

Gestão da sanidade de vacas leiteiras: doenças que afetam a eficiência reprodutiva

Para se obter eficiência em qualquer tipo de produção de bovinos, é necessário diminuir a incidência de patologias relacionadas a reprodução visando o lucro destas atividades. Portanto, é importante entender a fisiologia das vacas, adotar técnicas para otimizar a criação e a reprodução, sempre visando o bem-estar, saúde, qualidade de vida, melhorias na produtividade, prevenção de doenças, segurança de alimentos e sustentabilidade ambiental.,

Por este motivo, o Vet Smart traz o Médico Veterinário Rinaldo Baptista Vianna, Professor do Instituto da Saúde e Reprodução Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia para abordar a gestão de sanidade de vacas leiteiras e as doenças que afetam a eficiência reprodutiva.,

Nesta vídeo aula, teremos 6 módulos distintos abordando diversos temas relacionados às principais doenças que podem interferir na aptidão reprodutiva das vacas leiteiras e a gestão de sanidade, que compreende medidas profiláticas, preventivas e higiênico sanitárias, visando assim, diminuir o índice de acometimento das vacas nas questões sanitárias que afetam essa espécie.

Módulo 1: Exame genital de vaca durante a gestação, periparto e puerpério

Em relação a sanidade de vacas leiteiras, deve-se ter em mente a importância da realização de um detalhado exame clínico para se diagnosticar enfermidades precocemente. Dentro das etapas deste exame, realiza-se o exame ginecológico, que pode ser externo, interno, direto e/ou indireto de algumas estruturas.

Módulo 2: Doenças que afetam a vaca prenhe e parturiente.

Existem diversas enfermidades que acometem as vacas prenhes e parturientes. Neste módulo serão abordadas as seguintes doenças: morte embrionária, mumificação fetal, maceração fetal, hidropsia dos anexos fetais, prolapso parcial ou total da vagina e distocia fetal, levando-se em conta suas características, fatores desencadeadores e tratamentos.

Módulo 3: Doenças do período de transição que afetam a eficiência reprodutiva: edema mamário, hipocalcemia, retenção de membranas fetais & cetose bovina

O período de transição é correspondente a três últimas semanas pré parto e as três semanas pós parto. Este período é de adaptação e de extrema importância, pois neste momento as vacas se encontram mais susceptíveis a doenças devido as mudanças hormonais e metabólicas. Neste módulo, serão abordadas as principais características e possibilidades terapêuticas do edema mamário, hipocalcemia, retenção de membrana fetal e cetose bovina.

Módulo 4: Doenças do período de transição que afetam a eficiência reprodutiva: deslocamento de abomaso, acidose lática ruminal, laminite e mastite

Como continuação das principais doenças que geralmente acometem as vacas no período de transição, serão abordadas as características das seguintes doenças: deslocamento de abomaso, acidose lática ruminal, laminite e mastite. Essas doenças são mais comuns no período de transição, pois é neste intervalo que as vacas apresentam-se mais susceptíveis a algumas doenças por estarem passando por mudanças hormonais e metabólicas.

Módulo 5: Doenças infectocontagiosas que afetam a eficiência reprodutiva, tricomonose genital bovina, neosporose, IBR-IPV, BVD, brucelose, leptospirose & campilobacteriose

As doenças infectocontagiosas tem diferentes etiologias e afetam a qualidade do rebanho gerando prejuízos econômicos para os produtores, neste módulo serão abordados algumas dessas enfermidades ressaltando suas principais particularidades. Entre as doenças bacterianas, evidenciam-se a Brucelose, Leptospirose e Campilobacteriose; dentro das doenças virais destacam-se a Rinotraquíte Infecciosa Bovina (IBR) e a Diarréia Viral Bovina (BVD); já as doenças causadas por protozoários, ressaltam-se a Neosporose e a Tricomonose Genital Bovina.

Módulo 6: Protocolos sanitários de prevenção das doenças reprodutivas de vacas

Para prevenir algumas enfermidades que comumente afetam vacas leiteiras e geram grandes prejuízos econômicos, alguns protocolos sanitários são indicados para que essa prevenção seja efetiva. Este módulo traz algumas práticas eficientes para o controle sanitário na criação de vacas leiteiras, como o controle reprodutivo e nutricional; diagnóstico precoce da gestação e de doenças; acompanhamento e monitoramento da gestação; assistência obstétrica e tratamentos e vacinações adequados.

Certificado

Como faço para receber o meu certificado? Emitiremos o Certificado de Presença Online somente para usuários que assistirem integralmente todos os módulos da vídeo aula. Basta assistir todos os módulos e acessar o certificado neste link.

Onde posso ver o meu certificado? O certificado será enviado para seu e-mail cadastrado no Vet Smart. Você também pode acessá-lo por este link.

Como meu nome sairá no certificado? O nome que aparecerá no certificado é o mesmo que você utiliza no seu cadastro no Vet Smart.

Meu nome no certificado está incorreto, e agora? Atualize-o neste link e nos envie um e-mail avisando para que possamos corrigir o seu certificado.

Instrutor

Rinaldo Baptista Vianna

Instrutor

Graduado pela Faculdade de Veterinária (FAVET/UECE).

Mestre em Clínica Veterinária e Doutor em Reprodução Animal pela FMVZ/USP.

Atualmente é Professor Adjunto do Instituto da Saúde e Produção Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia.

O que é o Vet Smart TV?

O Vet Smart TV é um projeto audio-visual de iniciativa do Vet Smart em parceria com empresas farmacêuticas e de nutrição animal que visa periodicamente realizar transmissões online gratuitas de grande relevância para médicos veterinários e estudantes do Brasil. Você poderá acessar o link através de seu computador, tablet ou smartphone e assistir gratuitamente o curso online

Patrocínio

Vet Smart Bovinos e Equinos

É o primeiro aplicativo brasileiro para apoio ao clínico e estudante de Medicina Veterinária de grandes animais.

Fornece acesso rápido a ferramentas e conteúdos de uso rotineiro:

- Bulário inteligente com informações de mais de 2.200 produtos e medicamentos;

- Protocolos de Condutas Veterinárias publicados por especialistas;

- Calculadoras Veterinárias;

- Valores de Referência;

- Notícias.

Interação com usuários e busca constante por melhorias

- Conversamos com nossos usuários diariamente para evoluir o aplicativo.

- Realizamos atualizações periódicas para acrescentar novos conteúdos e ferramentas.